A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) lançou edital para a escolha de representantes da comunidade que preencherão as vagas eletivas do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão (Consepe) e do Conselho Administrativo do Fundo da Universidade (CADFunDF) para o biênio 2025-2027. As inscrições das candidaturas para os três colegiados deverão ser feitas no período de 16 a 19 deste mês, em plataforma online a ser disponibilizada no site da UnDF. As foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (5).
Participam das eleições os servidores do quadro técnico-administrativo, estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados, além de docentes em exercício na UnDF ou nas suas escolas vinculadas ― Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), Escola Superior de Gestão (ESG), Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), Escola Superior de Educação, Magistério e Artes (Eema) e Escola Superior de Engenharias, Tecnologia e Inovação (Eseti) ―, independentemente da área de atuação.
“O Distrito Federal tem um histórico muito responsável e consistente com os processos democráticos de constituição e implantação de espaços colegiados de tomadas de decisão”
Simone Benck, reitora pro-tempore da UnDF
A condução do processo eleitoral será feita pela Comissão Eleitoral Provisória da UnDF (CEPUnDF). “Este é um momento em que nossa comunidade acadêmica é chamada a se engajar no processo eleitoral, conhecendo os candidatos e suas propostas”, afirma Guilherme Baroni, presidente do colegiado.
“Mais do que escolher representantes, trata-se de uma oportunidade de debater ideias e ações que fortalecem o projeto institucional”, enfatiza o gestor. “Que o pleito marque mais uma etapa de consolidação da UnDF como uma importante instituição de ensino superior do Distrito Federal e região.”
Reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck reforça: “O Distrito Federal tem um histórico muito responsável e consistente com os processos democráticos de constituição e implantação de espaços colegiados de tomadas de decisão. Esse é um grande passo que a universidade dá para que toda a comunidade acadêmica e sociedade civil possam assumir a responsabilidade das decisões universitárias. Um passo que antecede à escolha, em 2026, do novo reitor da universidade, também, nos termos da gestão democrática”.
Sobre a eleição
Processo eleitoral será acompanhado e auditado pela Controladoria Setorial da UnDF
De acordo com o edital, a eleição ocorrerá, em turno único, em 6 de outubro, por meio de sistema eletrônico a ser previamente divulgado no site da UnDF. O voto é direto, secreto e facultativo. A divulgação do resultado final está prevista para 14 de outubro.
Cada eleitor poderá votar apenas na representação correspondente ao seu segmento (docente em docente, discente em discente, técnico-administrativo em técnico-administrativo), de acordo com a sua vinculação ao órgão setorial e observando as composições de cada colegiado. No ato da inscrição da candidatura, cada representante titular deverá indicar, obrigatoriamente, o seu respectivo suplente.
“A Controladoria Setorial acompanhará e auditará a execução do processo eleitoral, nos termos estabelecidos no respectivo edital, observando a regularidade dos procedimentos, a aderência às normas aplicáveis e a conformidade dos registros no sistema eletrônico”, antecipa o controlador setorial Raphael Augusto. “O objetivo é garantir que o resultado reflita com fidelidade a manifestação dos votantes.”
Representantes
O Consuni e o Consepe são constituídos nos termos da legislação vigente por membros natos e eleitos, garantida a representação de todos os segmentos universitários e da sociedade civil.
Para a composição do Consuni são destinadas cinco vagas para docentes, divididas em cinco titulares e seus suplentes, pertencentes ao mesmo segmento, eleitos pelos seus respectivos pares, e um representante docente de cada órgão setorial das escolas superiores (Escs, Eema, Eseti, ESG e ESPC).