O Hemocentro de Brasília está convocando doadores para recuperar o estoque de sangue, que está abaixo do ideal, antes do feriado de 7 de setembro, Dia da Independência. Em agosto, houve uma queda no movimento, com uma média diária de 134 doações, enquanto o necessário para atender à demanda é de 180 doações por dia. A instituição reforça a importância das doações imediatas para garantir o atendimento adequado à rede de saúde.
“Considerando o aumento de transfusões de urgência nesses períodos, convidamos a população a realizar a doação de sangue para fortalecer nossos estoques. Dessa forma, o Hemocentro conseguirá manter o atendimento integral a todos os pacientes do DF”
Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores
Atualmente, os tipos O negativo e AB negativo estão em nível crítico. Os grupos O positivo, B negativo e A negativo estão em nível baixo. Os tipos AB positivo e A positivo estão regulares. Apenas o grupo B positivo está com estoque adequado.
Reforçar o estoque de sangue antes de feriados como o Dia da Independência é crucial porque, durante esses períodos, a demanda por transfusões pode aumentar devido a acidentes e emergências.
“Considerando o aumento de transfusões de urgência nesses períodos, convidamos a população a realizar a doação de sangue para fortalecer nossos estoques. Dessa forma, o Hemocentro conseguirá manter o atendimento integral a todos os pacientes do DF”, explica Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília.
A disponibilidade de vagas para doação de sangue é maior às segundas e terças-feiras, quando o movimento de doadores é, em geral, menor. A doação de sangue pode ser agendada pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro também realiza encaixe de doadores não agendados, conforme a disponibilidade de horários.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
O serviço da Linha Vermelha foi reinaugurado em agosto atendendo à demanda dos doadores, priorizando as regiões administrativas com maior representatividade no Hemocentro | Foto: Arquivo/Hemocentro de Brasília