Levar serviços essenciais para áreas remotas ou de difícil acesso é uma das premissas do Cras Móvel, que atendeu moradores do Núcleo Rural Jardim, no Paranoá, nesta quinta-feira (15). A eles foram ofertados programas como o Prato Cheio e outras ferramentas que levam dignidade à população do Distrito Federal.

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social atendem moradores do Núcleo Rural Jardins, no Paranoá | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Porta de entrada da proteção social básica, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é destinado ao atendimento assistencial de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Entre os beneficiados pela pasta, está a dona de casa Luzia Pereira Tiago, 44, que é utilitária do Cartão Material Escolar e do Prato Cheio. Com dois filhos na escola, ela ressaltou a importância do atendimento para a família.
“Desde a sua criação, em 2021, o Cras Móvel tem desempenhado um papel importante na garantia de direitos de comunidades que ficam em regiões distantes, de difícil acesso e de famílias vulneráveis com dificuldade de locomoção até o Cras mais próximo”
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
“Quando os servidores vêm é uma bênção, porque a gente não precisa se deslocar para tão longe ou agendar, aqui é difícil o sinal de telefone. E os programas ajudam em tudo, não falta nada para os meus filhos, desde materiais a roupas. Tem até como comprar um tênis e manter os filhos bem arrumados na escola, eu só tenho que agradecer”, declarou.
“Desde a sua criação, em 2021, o Cras Móvel tem desempenhado um papel importante na garantia de direitos de comunidades que ficam em regiões distantes, de difícil acesso e de famílias vulneráveis com dificuldade de locomoção até o Cras mais próximo. A equipe recebe a população, faz escuta qualificada, identifica as demandas e leva a política de assistência social a locais que, normalmente, não têm esses atendimentos. O Cras Móvel fortalece a rede de proteção social do DF”, observou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Beneficiária do Cartão Material Escolar e do Cartão Prato Cheio, a dona de casa Luzia Pereira Tiago destaca a importância do Cras Móvel para facilitar o acesso a serviços públicos
Com a filha pequena no colo, a dona de casa Helian Chagas Santos, 25, também mora na região e reforçou que a facilidade de acesso proporcionada pelo atendimento itinerante faz toda diferença. “É muito importante para a gente, fica mais próximo e está ajudando muito a comunidade. Ficou bem mais fácil, agiliza o processo e tiramos dúvidas, porque às vezes a gente tenta entrar nos sites e não consegue a informação que precisa. E os servidores são muito educados e pacientes com a gente”.
De acordo com a gerente do Cras Móvel, Simone Campos, o deslocamento até a região dos Jardins ocorre sempre na 2ª quinta-feira do mês e vai até dezembro deste ano. Nesta quinta (15) as equipes iniciaram o atendimento na parte da manhã e encerraram às 17h, atendendo cerca de 40 famílias no escritório da Emater dos Jardins. Entre junho e agosto de 2024 já foram mais de 240 pessoas atendidas na região.
