Alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram, nesta terça-feira (19), de uma visita guiada à estrutura do festival Consciência Negra 2024, montada na Torre de TV. Na ocasião, os estudantes de escolas do Gama, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Santa Maria participaram de palestras sobre ancestralidade e sobre a cultura afro-brasileira, além de oficinas de breakdance e capoeira.

Alunos de escolas do Gama, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Gama e Santa Maria participaram, nesta terça (19), de uma visita guiada ao festival Consciência Negra 2024 | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O Consciência Negra 2024, um festival de exaltação à cultura afro-brasileira, é promovido pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), com apoio da Associação de Educação, Cultura e Economia Criativa (Aecec), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Ministério do Turismo. O investimento total foi de cerca de R$ 7 milhões.
O Dia da Consciência Negra foi instituído em 2011, em memória de Zumbi dos Palmares, importante líder quilombola assassinado em 20 de novembro de 1695; mas só foi oficializado como feriado nacional em dezembro do ano passado. No DF – onde 57,3% da população se autodeclara negra, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) –, a data vinha sendo considerada ponto facultativo desde 2019.
Para a professora Juliana Leonardo Santos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 32 do Pôr do Sol/Sol Nascente, a visita foi uma oportunidade para os estudantes aprenderem sobre a importância da data. “Vindo pra cá, os alunos viram como é possível sair da escola e vivenciar na prática o que trabalhamos em sala. Desde o meio do ano, estamos promovendo ações antirracistas e, agora, essas vivências fortalecem ainda mais o aprendizado”, destacou.
A professora Juliana Leonardo Santos comemorou a oportunidade de visitar o festival com os alunos: “Estamos promovendo ações antirracistas e, agora, essas vivências fortalecem ainda mais o aprendizado”
