[Olho texto=”“A Seec criou a Sequali, em 2020, no auge da pandemia, com o objetivo de dar mais atenção a essa temática dentro do GDF. Foi uma ditosa decisão de governo, porque vivenciamos e continuamos a vivenciar um momento singular da humanidade, cuja maior lição trazida é que devemos voltar a priorizar os seres humanos e o cuidado com as pessoas”” assinatura=”Adriana Faria, secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida” esquerda_direita_centro=”direita”]
A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) realizou, de forma inédita para servidores do Governo do Distrito Federal (GDF), o I Encontro de Cultura de Paz no Setor Público. O evento estava alinhado com o clima de tranquilidade promovido pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) durante o ano.
A cultura de paz visa a despertar a sinergia entre o individual, o social e o ambiental, rumo à sustentabilidade, com ética e respeito à vida. Com o objetivo de fomentar a visão holística do ser humano, o desenvolvimento sustentável e a adoção de práticas responsáveis por parte das entidades públicas, o encontro ocorreu no auditório da Escola de Governo e contou com a presença de gestores, assessores, consultores, analistas e técnicos de diversos órgãos do GDF.
Na abertura, a secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria, fez questão de destacar a importância da realização de um evento com temática proeminente e tão necessária nos dias atuais. Ela explicou que é um evento marcante para o serviço público e que está em consonância com a atuação da Secretaria de Economia (Seec), órgão central de gestão de pessoas do Distrito Federal.
“A Seec criou a Sequali, em 2020, no auge da pandemia, com o objetivo de dar mais atenção a essa temática dentro do GDF. Foi uma ditosa decisão de governo, porque vivenciamos e continuamos a vivenciar um momento singular da humanidade, cuja maior lição trazida é que devemos voltar a priorizar os seres humanos e o cuidado com as pessoas”, destacou a secretária executiva, ao explicar os motivos que impulsionaram a realização do encontro.
A secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria (E), explicou que é um evento marcante para o serviço público e que está em consonância com a atuação da Secretaria de Economia (Seec), órgão central de gestão de pessoas do DF | Fotos: Divulgação/Egov-DF
A convidada Regina Fittipaldi, pró-reitora de Meio Ambiente da Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz), participou da mesa de abertura, quando fez questão de parabenizar a inédita iniciativa promovida pela Seec. Ela foi também a escolhida para dar início ao evento, ministrando a palestra “Caminhos para a cultura de paz.”
“Não conheço nenhum movimento que tenha enraizado com tanta propriedade a questão da cultura de paz em ação, como vocês estão empreendendo. Essas ações deviam se tornar uma política de Estado e não só uma política de governo, para que certos valores e princípios sejam apropriados pela sociedade”, declarou a representante da Unipaz.
Um dos participantes, o servidor Antônio Menezes Júnior, da Secretaria de Cultura, disse que a temática do evento foi uma escolha muito assertiva. “Foi proveitoso para mim, como servidor e cidadão. Trouxe um conjunto de ideias, reflexões e ensinamentos a respeito de temas que nos cercam no dia a dia. Foi importante ouvir os paradigmas e as características que norteiam a cultura da paz, especialmente em relação aos aspectos da categoria da ecologia, bem como entender a pessoa como parte da ecologia, de forma individual, social e ambiental. Tudo isso em uma esfera holística, ou seja, global”, afirmou o servidor.
[Olho texto=”“Foi um momento único e oportuno de trabalharmos com a comunicação de forma não violenta, a qual, a partir de agora, nós, servidores, podemos usar muito bem dentro do nosso ambiente de trabalho e também na nossa vida. É uma maneira de estabelecermos uma relação mais harmoniosa com a sociedade”” assinatura=”Carolina Oliveira, servidora da Administração Regional do Jardim Botânico” esquerda_direita_centro=”direita”]