O Brasil vive um momento histórico no turismo internacional. De acordo com o World Tourism Barometer, da ONU Turismo, o país registra um expressivo aumento no fluxo de visitantes. Entre janeiro e setembro de 2025, as chegadas de turistas estrangeiros cresceram 45% em relação ao mesmo período de 2024. No Distrito Federal, entre janeiro e agosto, esse aumento superou a porcentagem nacional, chegando a 78,1%.
Segundo dados da Inframerica, o Aeroporto Internacional de Brasília registrou 13.743.006 passageiros entre janeiro e outubro deste ano. A expectativa é de que, com as festividades de fim de ano, o volume chegue a 16 milhões.
Atualmente, Brasília tem voos diretos para 38 destinos nacionais, conectando todas as capitais e 12 cidades do interior. Na alta temporada, esse número chega a 45. No cenário internacional, são 9 ligações aéreas que integram a capital federal aos continentes América do Sul, América Central, Estados Unidos e Europa.
Os resultados aparecem também no atendimento ao turista. Somente no segundo semestre, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) realizaram mais de 6 mil atendimentos, evidenciando o crescente interesse por Brasília como destino. Quase mil deles ocorreram no CAT da Casa de Chá, um dos principais cases de sucesso da parceria entre a Setur-DF e o Senac. Em 17 meses, o café-escola recebeu 240 mil pessoas, que puderam saborear pratos, bebidas e produtos elaborados integralmente com ingredientes do cerrado.