Ser fonoaudiólogo é estar atento à saúde do paciente, especialmente quando se trata da comunicação humana: audição, linguagem oral e escrita. Nesta sexta-feira (9), comemora-se o Dia do Fonoaudiólogo. A data tem como objetivo reconhecer a importância desse profissional. “O fonoaudiólogo atua de forma interdisciplinar na promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente”, explica o chefe do Serviço da Fonoaudiologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Tarcyésio de Sousa Sá.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) conta, atualmente, com 53 fonoaudiólogos: 24 deles atuam no Hospital de Base (HBDF) e 29 no HRSM. Em relação ao número de atendimentos realizados neste ano, de janeiro a novembro, o Serviço de Fonoaudiologia do HBDF efetuou 23 mil atendimentos. Já o HRSM totalizou 32 mil atendimentos, no mesmo período.

O IgesDF conta atualmente com 53 fonoaudiólogos, sendo 24 deles no Hospital de Base e 29 no Hospital Regional de Santa Maria | Foto: Davidyson Damascendo/IgesDF
O Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Regional de Santa Maria, além do atendimento adulto, conta com assistência materno-infantil, que inclui serviços de consultoria em amamentação, teste da orelhinha e da linguinha, bem como reabilitação de bebês prematuros, que é referência no Entorno e na região Sul. “Contamos com um amplo ambulatório que atende às áreas de disfagia e linguagem infantil via regulação”, detalha Tarcyésio.