O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para garantir qualidade de educação à população por meio de políticas e programas de incentivo. Em 2023, a área, considerada prioritária pelo Executivo, acumulou conquistas essenciais para a formação dos cidadãos e cidadãs brasilienses. A lista abrange desde a entrega de novas creches – incluindo as duas primeiras unidades rurais –, a abertura da escola técnica de Santa Maria, a nomeação de 500 novos monitores para alunos com algum tipo de deficiência e de mais de 3,5 mil servidores para a Secretaria de Educação (SEE-DF) e a promoção do Cartão Material Escolar e o Cartão Creche.
Autonomia e inclusão são os pilares principais do Cartão Material Escolar e do Cartão Creche | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
?“Inúmeros foram os avanços da educação pública no DF nos últimos quatro anos”, destaca a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEE-DF, Francis Ferreira. Segundo ela, são adotados direcionamentos e estratégias para alavancar a qualidade do ensino no Distrito Federal, tais como o Plano Distrital de Educação (PDE) e o Planejamento Estratégico Institucional (PEI). Nesta quarta-feira (24), comemora-se o Dia Internacional da Educação.
“O PDE visa à universalização do acesso às matrículas obrigatórias para promover a inclusão escolar em área urbana, no campo e nos presídios, assim como o aumento da oferta em creches, a valorização dos trabalhadores da educação, e a melhoria da qualidade, com equidade, em todas as escolas públicas e particulares do Distrito Federal”, esclarece Ferreira. Já o PEI busca fortalecer e direcionar as ações estratégicas da pasta de Educação até 2027.
[Olho texto=”Em 2023, foram atendidos 142.821 estudantes com investimento de R$ 44,3 milhões. Para 2024, o planejamento financeiro prevê R$ 45,3 milhões para suprir toda a demanda da rede pública de ensino” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
Ela destaca também o empenho na universalização do acesso à educação pública de qualidade. “Atualmente há 135 Instituições parceiras que atendem por meio do Termo de Colaboração e 67 que atendem os estudantes por meio do Cartão Creche, totalizando uma oferta de 31.496 vagas em creches no DF”, enumera a subsecretária. Segundo ela, a pasta planeja ampliar o atendimento para 32.635 vagas em tempo integral.
