Em comemoração ao Dia Nacional da Inclusão Digital, celebrado em 27 de março, o Espaço de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) recebeu estudantes do projeto Brasíl.IA para uma manhã repleta de aprendizado, demonstrações tecnológicas e palestras com especialistas da área.
Estudantes do projeto Brasíl.IA comemoraram o Dia Nacional da Inclusão Digital nesta quinta (27), no Espaço de Inovação da Secti-DF | Fotos: Divulgação/Secti-DF
Desde 2024, a Secti-DF lançou mais de 15 projetos e políticas públicas voltadas à promoção da inclusão digital e ao acesso ampliado às novas tecnologias, como os programas Gamifica e Conexão Digital. Essas iniciativas oferecem cursos diversos, incluindo desenvolvimento de games e informática, com o objetivo de incentivar a qualificação profissional e o empreendedorismo.
Durante o evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, destacou a importância da inclusão digital para a inserção no mercado de trabalho: “O Distrito Federal possui atualmente mais de 30 mil vagas abertas nas mais diversas áreas do setor tecnológico. Este é um mercado em franca expansão, impulsionado pelo avanço da inteligência artificial. Por isso, a Secti-DF tem a inclusão digital como um dos principais pilares de suas políticas e ações”.
A acessibilidade também foi um destaque do evento. A estudante Sara Oliveira de Andrade, 11 anos, cadeirante, destacou a estrutura inclusiva do Brasíl.IA, que permitiu a ela e ao irmão, Davi, de 14 anos, participarem das atividades do curso de Internet das Coisas. “Meu irmão fez nossas matrículas. Fomos muito bem acolhidos e recebidos pelos professores. É uma oportunidade que recomendo para todo mundo”, contou.