A melhor época do ano já chegou e Brasília reafirma sua identidade com um Carnaval plural, acessível e diverso. O DF Folia é um movimento de pertencimento, onde tradição e inovação se encontram. Com circuitos descentralizados, o evento reúne blocos tradicionais e novas iniciativas, promovendo inclusão, sustentabilidade e representatividade da cultura brasiliense. O pré-carnaval ocorre nos dias 22 e 23 de fevereiro, mas a folia segue até 16 de março com o pós-carnaval.
A temporada de folia no Distrito Federal começa nos dias 22 e 23 de fevereiro, e segue 16 de março, com o pós-carnaval | Foto: Divulgação/Arquivo Secec-DF
Ao todo, serão 62 blocos de rua e três Territórios Folia espalhados tanto no Plano Piloto quanto em outras regiões administrativas do Distrito Federal, como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, São Sebastião, Planaltina, Paranoá, Varjão e outras.
Os circuitos carnavalescos do DF Folia 2025 vão além dos espaços físicos – são territórios de invenção cultural, nos quais a energia das ruas fortalece o sentimento de pertencimento dos foliões. Blocos tradicionais como Pacotão, Baratona e Galinho de Brasília dividem espaço com novas iniciativas como o Setor Carnavalesco Sul, criando uma festa múltipla e descentralizada.
No Carnaval da capital da República, a folia será marcada por ritmos como maracatu, axé, funk, samba e sonoridades locais. É a inovação caminhando ao lado da tradição.
Organização
O DF Folia 2025 foi pensado para receber todas as pessoas, independentemente de idade, condição física ou econômica. Os circuitos contarão com espaços acessíveis, intérpretes de Libras, banheiros adaptados e pontos de acolhimento, garantindo que todos possam viver o carnaval com segurança e conforto.
“Queremos incentivar uma festa que celebre nossa diversidade com respeito mútuo, impulsionando a economia criativa e fortalecendo nossa identidade cultural”
Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa
A sustentabilidade também foi levada em conta na construção do Carnaval. O DF Folia 2025 adota práticas responsáveis, instalando pontos de coleta seletiva, incentivando o uso de materiais recicláveis e estabelecendo parcerias com cooperativas de catadores. A logística do evento prioriza a mobilidade sustentável, com incentivos para transporte público, bicicletas compartilhadas e caronas solidárias, garantindo que a festa seja de forma ambientalmente responsável.
Já sobre a segurança, mapas e sinalizações serão instalados, orientando o público e prevenindo aglomerações nos Territórios Folia, que devem receber mais de 50 mil foliões por circuito, com palcos de alta qualidade, áreas de alimentação acessíveis, sanitários e espaços de convivência.
A segurança será reforçada por equipes especializadas e em parceria com órgãos públicos, promovendo um ambiente harmônico e seguro. Mais do que evitar conflitos, a estratégia busca criar espaços acolhedores onde cada folião se sinta parte dessa grande celebração.