Um mês antes do início da implantação do novo sistema de bilhetagem automática do transporte público do Distrito Federal que extingue o pagamento em dinheiro dentro dos coletivos, a capital federal atingiu o maior número de novos usuários que aderiram ao Cartão BRB Mobilidade – item destinado aos passageiros de ônibus, metrô e BRT para pagamento da tarifa e que permite a integração – em um mês. Foram mais de 17 mil novos cartões de primeira via emitidos em junho, praticamente o dobro dos meses anteriores quando foram registrados 8.749 (maio), 8.472 (abril), 8.945 (março), 8.865 (fevereiro) e 9.659 (janeiro).
Junho também foi o mês com a maior emissão de cartões do ano. Um total de 24.144 unidades geradas, sendo mais de 17 mil para novos usuários e outros 6,9 mil para quem solicitou uma segunda via. O número quase dobrou em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram 12.384 cartões expedidos.
Foram mais de 17 mil novos cartões de primeira via emitidos em junho | Foto: Divulgação/Semob-DF
A intensificação da procura pelo cartão ocorre em meio ao processo de modernização dos meios de pagamento dentro dos coletivos. Em 1º de julho, 52 linhas de ônibus deixaram de receber a tarifa em dinheiro para aceitar apenas pagamentos por cartões de transporte (BRB Mobilidade e Vale-Transporte) e bancários (crédito e débito) e por aproximação por meio de smartphones, smartwatches ou pulseiras inteligentes.
“Os números mostram que a nossa estratégia está correta, que o usuário pouco a pouco entende os benefícios da integração e vai acessar o transporte por meio do Cartão Mobilidade, que é muito mais prático, ágil e seguro”, defende o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
A expectativa é de que as emissões de novos cartões continuem em alta nos próximos meses, já que a mudança está sendo feita de forma gradual para tornar mais rápido e seguro o deslocamento dos cidadãos por todo o DF. Para o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, este é um marco para o sistema de transporte público do DF, que vai proporcionar mais segurança, eficiência e ainda redução de custo para o próprio usuário, já que alguns ainda utilizavam o dinheiro para realizar pagamento e perdiam o benefício da integração, que permite até três viagens diferentes no período de três horas por um preço único de R$ 5,50.
Para a recarga do cartão, os pontos de atendimento aceitam pagamentos em dinheiro e cartões de crédito e débito. Também pode ser feita pelo app BRB Mobilidade disponível nas lojas iOS e Android por meio de boleto e PIX, e, ainda, pelo site BRB Mobilidade