Maior programa de escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal, o Drenar DF atingiu a marca de 4 km de túneis escavados, de um total de quase 8,8 km previstos. Já são 1,5 km de passagens subterrâneas concretadas. Os serviços são executados por empresas contratadas pela Agência de Desenvolvimento (Terracap).
Os túneis são escavados usando o método não destrutivo tunnel liner. A técnica permite a escavação de passagens subterrâneas de forma eficiente, sem a necessidade de realizar grandes escavações e mitigando os transtornos na superfície dos locais onde as redes serão instaladas.

Funcionários públicos foram apresentados aos detalhes técnicos do programa de escoamento e puderam acompanhar de perto a concretagem do túnel que se conecta ao reservatório | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília
As passagens são construídas tanto na horizontal, visando o escoamento das águas pluviais, quanto na vertical, os chamados poços de ataque e poços de visita (PVs). As estruturas são fundamentais na rede de drenagem por se posicionarem em pontos de interligação das galerias e por garantirem o acesso das equipes responsáveis pela manutenção da rede.
O projeto prevê a construção de 105 PVs. Deste total, há 63 concluídos e outros 21 poços em andamento – todos serão reforçados com concreto projetado. São seis frentes de trabalho atuando na fase de concretagem. Esta é uma das etapas mais ágeis da obra, com a previsão de execução de 30 metros por dia.
[Olho texto=”“Estamos atacando o problema principal, que é o fato do atual sistema de drenagem ter sido superado, não está mais suportando o grande volume”” assinatura=”Hamilton Lourenço Filho, diretor técnico da Terracap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço, destaca que o Drenar DF chega como uma solução definitiva para os antigos problemas de inundação em áreas críticas do Plano Piloto e de outras regiões, como Taguatinga. “Estamos atacando o problema principal, que é o fato do atual sistema de drenagem ter sido superado, não está mais suportando o grande volume”, enfatiza.
Visita de servidores
O local recebeu, nesta sexta-feira (15), a visita de servidores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No local, os funcionários públicos foram apresentados aos detalhes técnicos do programa de escoamento e puderam acompanhar de perto a concretagem do túnel que se conecta ao reservatório.
