A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF) promoveu, nesta quarta-feira (20), o 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde: Inovação e Tecnologia Construindo o Futuro da Saúde. O evento apresentou debates sobre o papel de cada um no cenário da saúde pública aliada à educação.
Um dos destaques abordados foi a utilização de novas tecnologias em benefício do todo, com fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade, além de contribuir para a qualificação das práticas de saúde no DF.
A diretora da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, lembrou que ter uma Escola de Saúde Pública “fazia parte de um sonho, que foi finalmente concretizado no ano passado”. Segundo ela, após um ano de existência, a ESPSDF “fez grandes entregas e tem trilhado um caminho importante para o SUS”.
Com relação ao investimento da Fepecs em novas tecnologias, Inocência citou como exemplo o próprio auditório institucional, que foi reformado recentemente, com melhorias no sistema de áudio e som, aperfeiçoamento do sinal de Wi-Fi e iluminação, além de novos equipamentos na sala de retorno. Também falou sobre a recente inauguração do laboratório de saúde digital e contou que “quatro novos laboratórios estão prestes a serem inaugurados, incluindo um de simulação realística, para atender estudantes, residentes e servidores”.
A diretora da ESPDF, Fernanda Monteiro, destaca que a escola “amplia o olhar para o nosso território do DF e nos permite avançar em termos de SUS”. Para a gestora, “a tecnologia tem transformado o cuidado com a saúde. Um evento como este é uma grande oportunidade para discutir, refletir e inovar a educação na saúde”.