23/12/2025 às 12h39 - Atualizado em 23/12/2025 às 12h48

Hvep Móvel chega ao Itapoã com atendimentos veterinários gratuitos para cães e gatos

Unidade itinerante ficará três meses na cidade, com consultas, exames laboratoriais e orientações a tutores, com foco na descentralização do serviço público veterinário

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Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O Serviço Público Veterinário do Distrito Federal passou a atender, nesta semana, aos moradores do Itapoã com a chegada da unidade móvel do Hospital Veterinário Público (Hvep). Instalada na administração regional, a estrutura vai permanecer na cidade pelos próximos três meses, oferecendo atendimentos gratuitos de baixa complexidade para cães e gatos, como consultas clínicas, exames laboratoriais, curativos simples, aplicação de medicamentos e orientações aos tutores.

A proposta é ampliar o acesso da população aos cuidados veterinários e facilitar o atendimento em regiões mais distantes da sede fixa do Hvep, localizada no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga. Diariamente, são distribuídas dez senhas, a partir das 7h30, para atendimento pela manhã, com retornos agendados no período da tarde. Casos que demandem procedimentos de maior complexidade, como cirurgias, exames de imagem ou situações de emergência, são encaminhados para a unidade fixa.

Diariamente, são distribuídas dez senhas, a partir das 7h30, para atendimento pela manhã, com retornos agendados no período da tarde | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Segundo o secretário de Proteção Animal, Cristiano Lopes da Cunha, a chegada do Hvep Móvel ao Itapoã atende a uma demanda identificada diretamente junto à comunidade. “Essa unidade móvel vem exatamente nesse sentido de descentralizar o atendimento clínico veterinário e democratizar o acesso ao serviço público. Muitas vezes, o cidadão está distante da sede do hospital, e o objetivo é facilitar esse acesso”, explicou.

Ele detalhou que o modelo prevê a permanência da unidade por ciclos. “O Hvep Móvel fica geralmente sediado nas administrações regionais por um período de três meses. Os atendimentos são feitos pela manhã, com dez senhas diárias, e os retornos acontecem à tarde. Quando identificamos a necessidade de um atendimento mais complexo, o animal é encaminhado para a sede em Taguatinga”, afirmou.

 

A médica-veterinária responsável pela unidade, Flávia Amorim, reforçou o papel do serviço como porta de entrada para o cuidado animal. “Aqui a gente oferece atendimento clínico, tanto para animais com algum problema de saúde quanto para check-up, rotina e prevenção. Fazemos exames de sangue, exames citológicos e alguns exames laboratoriais”, explicou.

Ela ressaltou a importância do atendimento primário próximo da casa dos tutores. “Nós somos um ambulatório, com serviços de baixa complexidade. É muito importante que a população tenha acesso à saúde perto de casa, além da educação sobre prevenção de doenças e controle de parasitas, o que evita problemas maiores no futuro”, afirmou.

Roseane Cirina Santos: "Aqui no Itapoã é difícil ter atendimento para os cãezinhos, e agora a gente tem essa facilidade, perto de casa"

Entre os tutores atendidos no primeiro dia, a dona de casa Roseane Cirina Santos, 37 anos, aprovou a iniciativa. “Achei muito bom o atendimento. Aqui no Itapoã é difícil ter atendimento para os cãezinhos, e agora a gente tem essa facilidade, perto de casa”, contou. Ela levou uma cadela resgatada da rua para uma consulta de rotina. “É só acompanhamento mesmo, pra ver se tem alguma coisa. Tá tudo certo com ela, graças a Deus”, disse.

Para o jardineiro Honório da Silva, de 54 anos, o serviço representa economia e acesso. “Uma consulta veterinária é cara demais, é difícil a pessoa conseguir. Aqui, de graça, é tudo de bom”, afirmou.

 Já a dona de casa Valciene Rodrigues, 44, destacou a agilidade do atendimento. “O atendimento é maravilhoso. Vim andando, pertinho de casa, e foi rápido. Já conseguiu fazer exame de sangue e já saiu com medicação”, relatou. Segundo ela, o custo seria alto se precisasse recorrer ao atendimento particular. “Exame veterinário é muito caro. Aqui ajudou demais”, afirmou.

Inaugurado há sete anos, o Hospital Veterinário Público do DF se consolidou como referência no atendimento gratuito a cães e gatos. Apenas entre janeiro e julho deste ano, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos, beneficiando aproximadamente 5,6 mil tutores.