A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu, nessa quinta-feira (10), o “Seminário de educação e inovação: Construindo novas práticas”, como parte do evento Inova Sebrae 2025, realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O encontro reuniu gestores, coordenadores e professores da rede pública para debater a modernização do ensino e a integração de tecnologias digitais às práticas pedagógicas.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, abriram o ‘Seminário de educação e inovação: Construindo novas práticas’ | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF
Durante o seminário, foi lançado oficialmente o Programa Horizontes Digitais, que visa renovar o parque tecnológico das escolas públicas. Iêdes Soares Braga, titular da Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF, destacou que a iniciativa vai além da aquisição de equipamentos.
“Estamos com o projeto da Secretaria de Educação de Inovação e Modernização Tecnológica. Isso passa, necessariamente, pela renovação do parque tecnológico – com a disponibilização de computadores, Chromebooks e conteúdos voltados à recomposição das aprendizagens. E toda essa inovação exige também investimento em formação”, explicou.
O educador e pesquisador José Moran, um dos palestrantes do evento, abordou o tema “Como tornar a escola mais interessante?”, compartilhando reflexões com base em décadas de experiência educacional: “Tenho frequentado escolas boas, interessantes, mas parece que a gente avança e depois volta – traz coisas novas, mas depois esquece”.