07/03/2024 às 15h27 - Atualizado em 11/03/2024 às 16h42

Serviço de acolhimento institucional para PcDs tem aumento de vagas

Houve ampliação de 40 para 50 pessoas acolhidas, além da contratação de mais 12 profissionais

Por

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) ampliou a capacidade de acolhimento institucional para jovens e adultos com deficiência em parceria com o Instituto Dom Orione. A colaboração tem investimento total de R$ 12.879.364,60, utilizado para aumento de 40 para 50 pessoas atendidas, contratação de novos profissionais e para cobrir outras despesas essenciais da instituição no período entre 2022 e 2026. A informação consta da edição de quarta-feira (6) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O aumento de vagas está alinhado com a proposta da Sedes-DF de fortalecer o acolhimento de pessoas com deficiência na modalidade residência inclusiva | Foto: Divulgação/Sedes-DF

“A expansão dessas vagas é crucial para garantir acolhimento de pessoas com deficiência, que geralmente possuem diversos graus de dependência para as atividades diárias”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O aumento de vagas está alinhado com a proposta da Sedes-DF de fortalecer o acolhimento de pessoas com deficiência na modalidade residência inclusiva. Conforme plano de trabalho, a medida começou a valer em fevereiro deste ano, e a organização Dom Orione tem 30 dias, a contar desse período, para realizar os ajustes necessários.

No Distrito Federal, o serviço de acolhimento institucional é oferecido em pelo menos seis unidades gerenciadas pela Sedes, podendo também ser realizado em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

O projeto ainda prevê a contratação de mais 12 profissionais para atuar no serviço. Esses incluem oito cuidadores, dois auxiliares de limpeza, um enfermeiro e um auxiliar de cozinha para complementar o quadro funcional existente, que já é composto por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, entre outros.

O termo de colaboração entre a Sedes-DF e o Instituto Dom Orione foi assinado em julho de 2022 e tem vigência de 60 meses (cinco anos).

Acolhimento institucional

No Distrito Federal, o serviço de acolhimento institucional é oferecido em pelo menos seis unidades gerenciadas pela Sedes, podendo também ser realizado em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Este serviço é destinado a diversos grupos, abrangendo adultos e famílias, mulheres, idosos, além de crianças e adolescentes afetados por demandas sociais emergenciais e situações de vulnerabilidade e risco social/pessoal.

Para acessar os serviços de acolhimento institucional é necessário entrar em contato com a Central de Vagas de Acolhimento pelo telefone (61) 3223-2656 em dias úteis, aos fins de semana ou feriados.

O cidadão também pode se dirigir a uma das unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou Centro Pop mais próximo de onde se encontre no momento — conforme horário de funcionamento da unidade — para que seja feito o encaminhamento.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)