O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, aproveitou o almoço-debate desta terça-feira (25) do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Brasília para destacar as ações do GDF para o crescimento econômico sustentável da capital federal. O tema foi abordado na palestra do governador do Paraná, Ratinho Júnior, que apontou as políticas públicas estratégicas do Estado, que é considerado modelo no segmento.
O líder do Executivo local citou o investimento no DF em eficiência energética, os incentivos aos veículos elétricos e a característica da cidade de ser a mais arborizada da América Latina. “Brasília é a unidade da federação que, talvez, esteja mais adiante nessa questão da economia sustentável”.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, aproveitou o almoço-debate desta terça-feira (25) do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Brasília para destacar as ações do GDF para o crescimento econômico sustentável da capital federal | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“Estamos fazendo um grande projeto para até 2026 trocar todas as lâmpadas do Distrito Federal por LED e no modelo inteligente. Temos trabalhado muito a questão das águas na Caesb. A ideia é ter um investimento nos próximos três anos na ordem de R$ 2 bilhões. Isentamos também o pagamento de carros elétricos e híbridos do IPVA, o que transformou Brasília na segunda maior capital em vendas de veículos dessa natureza”, exemplificou. “Brasília tem um trabalho importante que a Novacap faz plantando árvores por toda a cidade, dando qualidade de vida à população”, completou.
A substituição das luminárias de vapor de sódio por modelos de LED visa diminuir tanto o consumo de energia quanto as emissões de CO². Hoje, o DF conta com 320 mil luminárias, sendo que 147.762 já são de LED, o que representa 46,18% do plano de modernização. A meta para 2025 é que os 53,82% restantes do parque sejam completamente substituídos, atendendo a todas as cidades do Distrito Federal. Neste ano, entre janeiro e março, o DF já ganhou 50 mil novas lâmpadas.
