Zilda Ribeiro dos Reis, 67 anos, musicista e moradora da Vila Roriz, em Planaltina, passou cinco anos com os óculos vencidos. Sem condições financeiras para uma nova consulta e a compra de lentes atualizadas, sua visão foi se deteriorando, afetando suas atividades diárias. Mas, em fevereiro, ela descobriu que poderia fazer exames oftalmológicos gratuitamente durante a edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão ao lado da sua casa.
Zilda Ribeiro dos Reis recebeu seus novos óculos pelo projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com a ONG Renovatio | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
Um mês e meio depois, Zilda recebeu seus novos óculos pelo projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com a ONG Renovatio. “Estou muito emocionada, vendo tudo agora, com o meu óculos novinhos, que eu mesma escolhi. E melhor: tudo foi de graça. Se não fosse esse programa, estava condenada a enxergar o mundo com aquela visão horrível. Agora vejo que o mundo é lindo”, celebrou Zilda.
“Estou lendo tudinho. Nem tinha mais esperança, porque não tenho condição de pagar uma consulta”, comemora Sebastião Rodrigues da Costa, de 78 anos
Na cerimônia desta quarta-feira (12), além dela, outros 156 idosos de Planaltina também receberam seus óculos novos. A aferição do grau foi realizada durante o GDF Mais Perto do Cidadão, entre 24 e 25 de janeiro. Além do exame de acuidade visual, os participantes passaram por avaliação oftalmológica detalhada, com testes como aferição da pressão intraocular, autorrefração, retinografia, biomicroscopia, fundoscopia e consulta com oftalmologista. O aposentado Sebastião Rodrigues da Costa, 78 anos, também celebrou o momento. “Estou lendo tudinho. Nem tinha mais esperança, porque não tenho condição de pagar uma consulta. Agora vou ficar de olho, porque quando fizer 80 anos, vou fazer tudo de novo!”, brincou.