A tarde desta segunda-feira (25) foi dedicada a celebrar os servidores que trabalham para encaminhar soluções nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF). Em celebração ao Dia da Ouvidoria, a Controladoria-Geral do DF promoveu um encontro que reuniu 130 servidores do GDF no Teatro Caesb, em Águas Claras. Os participantes trocaram experiências sobre suas vivências, além de acompanhar a apresentação dos trabalhos premiados no último concurso de Melhores Práticas em Ouvidorias e desfrutar de serviços voltados para a saúde e o bem-estar.
Encontro comemorou o Dia da Ouvidoria, instituído como 25 de março, e reuniu profissionais que trocaram experiências | Foto: Divulgação/CGDF
“Esses servidores são a chave para o sucesso das ações do governo”, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Eles são a porta de entrada dos desejos da sociedade e são responsáveis, também, por fazer com que a população vire a chave e mude a ideia que tem sobre a administração pública.”
A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, falou sobre a importância do encontro: “É um momento de reabastecer energias para que o ouvidor esteja em condições de entregar o melhor acolhimento e o melhor desempenho para o cidadão. É um evento para cuidar de quem cuida.
Representantes da Rede SIGO-DF (rede de ouvidorias do GDF), os ouvidores Alan Blanco Cinatti, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), e Eliane Senna, do BRB, apresentaram os autores dos trabalhos selecionados no concurso Melhores Práticas em Ouvidoria 2023, que destaca ações inovadoras.
Menos reclamações
A ouvidora Thamiris Santos, da Secretaria de Educação (SEE-DF), falou sobre o projeto Transformando Futuros: Cartão Material Escolar, no qual, por meio de uma análise qualitativa, percebeu que o cidadão reclamava de informações básicas: como receber, como se cadastrar, data de pagamento. “Era uma questão de comunicação”, disse. “Fizemos uma força-tarefa entre as unidades envolvidas e, no fim, conseguimos reduzir 67% do número de reclamações”.