Único estudante-atleta do Distrito Federal convocado para o mundial escolar ISF U15 Gymnasiade 2025, na modalidade ginástica artística, Jose Luis Pereira, de 14 anos, se prepara para a competição em Zlatibor, na Sérvia. O evento, considerado uma das principais competições escolares no cenário internacional, ocorrerá de 4 a 14 de abril, reunindo atletas sub-15 de todo o mundo.
Estudante do CEF 102 Norte, Jose Luis Pereira é uma grande promessa na ginástica artística do Distrito Federal | Fotos: Matheus Firmino
O Gymnasiade é um grande revelador de talentos olímpicos, com a participação de atletas como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Brandonn Almeida. Uma das grandes promessas desta edição é Jose Luis Pereira, morador de Itapoã. Ele estuda no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte e se empolga ao falar do mundial, já que será sua primeira viagem internacional.
“Eu treino desde 2018 e estou muito feliz e entusiasmado com essa oportunidade. “Meu processo como atleta foi muito difícil; meu rendimento era inferior ao dos outros atletas, mas, com o tempo, fui me dedicando cada vez mais e consegui alcançar esses bons resultados”, lembra o estudante.
A rotina do atleta concilia estudo e treino. Ele sai de casa cedo, vai para a escola e já leva a roupa para treinar, seis vezes por semana, no Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste. Além do Gymnasiade, ele também disputará as seletivas do Pan-Americano e do Mundial Juvenil em 2025. Para manter-se preparado, ele destaca o segredo: “Uma boa alimentação e disciplina são fundamentais”.
Trajetória de sucesso
Jose Luis não está sozinho em sua trajetória. O técnico e professor Jefferson Leite o acompanha desde 2019. “É uma grande oportunidade treinar um atleta como Jose, um garoto extremamente dedicado, concentrado nos treinos, sonhador e que nunca perde o foco. Orientar um ginasta com habilidades excepcionais e um comportamento maduro, raro para a idade, é algo muito especial para mim”, comenta.