A ginástica artística do Distrito Federal se despediu dos Jogos da Juventude 2024 nesta quarta (21) com uma medalha de bronze. A conquista veio com a apresentação de solo do ginasta e aluno da rede pública do DF Rafael Fernandes, de 17 anos. O estudante do Centro Educacional (CED) Gisno participou das finais nas argolas, paralelas e barras, mas foi no solo que brilhou e conquistou o terceiro lugar, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
“Essa medalha para mim representa o esforço e dedicação de todo o trabalho investido desde o início do ano, sobre a prova. Fechar os Jogos assim é uma sensação muito incrível e de que me orgulho muito, porque não é apenas um prêmio, mas também uma lembrança das experiências vividas”, disse o atleta, que encerra a participação nos Jogos da Juventude após participar de duas edições.
Rafael Fernandes, ginasta do DF (de amarelo), no pódio com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo | Foto: Alexandre Loureiro/COB
Rafael começou a praticar ginástica por conta própria, aos 12 anos, assistindo a vídeos no Youtube. Hoje, o rapaz treina no ginásio do Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste. Para ele, o esporte é essencial e o plano é seguir na ginástica como profissional e cursar faculdade de educação física.
“O esporte já me ajudou em várias situações e diversas maneiras, mas a principal delas foi descontrair e descontar o estresse de problemas do dia a dia”, avalia.