21/11/2024 às 12h01 - Atualizado em 22/11/2024 às 04h32

Ginástica do DF se despede dos Jogos da Juventude com medalha de aluno da rede pública

Rafael Fernandes, aluno do CED Gisno, competiu na final de quatro aparelhos diferentes e ficou com o bronze no solo

Por

Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A ginástica artística do Distrito Federal se despediu dos Jogos da Juventude 2024 nesta quarta (21) com uma medalha de bronze. A conquista veio com a apresentação de solo do ginasta e aluno da rede pública do DF Rafael Fernandes, de 17 anos. O estudante do Centro Educacional (CED) Gisno participou das finais nas argolas, paralelas e barras, mas foi no solo que brilhou e conquistou o terceiro lugar, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

“Essa medalha para mim representa o esforço e dedicação de todo o trabalho investido desde o início do ano, sobre a prova. Fechar os Jogos assim é uma sensação muito incrível e de que me orgulho muito, porque não é apenas um prêmio, mas também uma lembrança das experiências vividas”, disse o atleta, que encerra a participação nos Jogos da Juventude após participar de duas edições.

Rafael Fernandes, ginasta do DF (de amarelo), no pódio com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo | Foto: Alexandre Loureiro/COB

Rafael começou a praticar ginástica por conta própria, aos 12 anos, assistindo a vídeos no Youtube. Hoje, o rapaz treina no ginásio do Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste. Para ele, o esporte é essencial e o plano é seguir na ginástica como profissional e cursar faculdade de educação física.

“O esporte já me ajudou em várias situações e diversas maneiras, mas a principal delas foi descontrair e descontar o estresse de problemas do dia a dia”, avalia.

Localizado na 611/612 Sul, o ginásio do CEM Setor Leste abriga um centro de iniciação desportiva (CID) que atende cerca de 300 estudantes da rede pública do DF. A equipe de alto rendimento masculina do DF, da qual Rafael faz parte, também treina no local.

Rafael Fernandes: “O esporte já me ajudou em várias situações e diversas maneiras, mas a principal delas foi descontrair e descontar o estresse de problemas do dia a dia” | Foto: Maria Eduarda Cardim/SEEDF

Feminino

Enquanto Rafael se despediu dos Jogos da Juventude, a ginasta Maria Sofia Alberto, de 13 anos, estreou na competição e disputou todas as finais por aparelhos. A medalha não veio, mas ela representou muito bem o Distrito Federal e foi a oitava melhor atleta no individual geral. A brasiliense, que começou na modalidade aos 6 anos, este ano alcançou o título de vice-campeã brasileira no salto no Campeonato Brasileiro Juvenil.

A ginástica artística faz parte da segunda leva de modalidades disputadas nos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa, juntamente com basquete, natação, triatlo, vôlei de praia e wrestling. A segunda etapa se encerra nesta sexta (22), e a terceira começa no domingo (24) com as provas de atletismo, handebol, vôlei e esgrima.

*Com informações da Secretaria de Educação