Em uma manhã repleta de emoção e esperança, a Escola do Parque da Cidade (Proem) celebrou a formatura de 21 jovens que, ao longo de sua trajetória educacional, demonstraram não apenas capacidade intelectual, mas também força, resiliência e superação. Comemorando uma jornada de desafios e vitórias, essa turma é símbolo da reconstrução educacional e socioafetiva que a escola proporciona.
Além de recuperar as aprendizagens e promover um ensino de qualidade, a Proem também é um importante espaço de acolhimento e transformação para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. Tendo como focos a inclusão, o apoio pedagógico e a correção do fluxo de aprendizado, a escola oferece um ambiente seguro e afetuoso, onde cada estudante pode superar as dificuldades que encontrou em sua trajetória escolar.
“Esta cerimônia é o resultado de muito esforço, muita superação e, acima de tudo, de muito amor”, destacou o diretor do Proem, Pedro Filho | Fotos: Mary Leal/SEEDF
Os 21 formandos, sendo seis do ensino fundamental I e 15 do ensino fundamental II, representam o esforço coletivo de jovens que, com o suporte da escola, conseguiram romper barreiras e conquistar a educação como um direito. “Queria agradecer a todos vocês por terem vindo à nossa formatura, pelo privilégio de ter essa formatura, com toda minha gratidão. Gostaria de agradecer, também, em nome dos formandos, a presença de todos: pais, familiares, amigos, pessoal da gestão e funcionários da escola. Vocês são muito importantes em nossas vidas”, disse Anderson da Silva, orador da turma.
Para os formandos de 2024, a celebração não é apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também a conquista de uma nova perspectiva de vida. Por meio de rodas de bate-papo e reuniões com as famílias no decorrer de todo o ano letivo, os estudantes participaram ativamente da construção e avaliação do processo pedagógico escolar. Essas interações foram essenciais para fortalecer a rede de apoio que envolve os jovens, suas famílias e a comunidade escolar.
“Parabéns pela força, pelo entusiasmo e por este fim de ciclo. A Regional de Ensino do Plano Piloto faz questão de participar sempre dessas atividades, por ver este cuidado que os gestores têm com a educação. Sucesso para todos vocês, famílias e a comunidade escolar”, parabenizou Sandra Cristina de Brito, titular da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto (CRE/PP).
A proposta pedagógica da Escola do Parque da Cidade vai além da sala de aula. O desenvolvimento de competências socioemocionais é um dos pilares centrais, promovendo não só a aprendizagem cognitiva, mas também a construção da cidadania, da empatia e da cultura da paz. A escola integra as famílias e estudantes nas decisões que afetam a vida escolar, tornando todos protagonistas desse processo de transformação.
A estudante universitária Danielle Liniver encontrou novos caminhos para a mudança, com o acolhimento que recebeu no Proem