Cerca de 150 crianças e adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal participaram nesta quinta-feira (12) de uma programação voltada à preservação do maior bioma do Brasil, o Cerrado, no Parque Ecológico de Águas Claras. A mostra audiovisual do Programa Parque Educador ofereceu atividades de educação ambiental e patrimonial para a garotada em celebração à Semana do Cerrado. O evento é uma parceria entre as Secretarias de Educação (SEEDF) e Meio Ambiente (Sema-DF) com o Instituto Brasília Ambiental.
Vídeos pedagógicos, brincadeiras e contação de histórias envolveram os estudantes no período matutino e vespertino. As seguintes escolas foram atendidas: Escola Classe (EC) 403 da Asa Norte, EC 10 de Taguatinga, EC Colônia Agrícola Vicente Pires, EC 25 de Ceilândia, EC Santa Helena de Sobradinho, Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia e Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga.

Vídeos pedagógicos, brincadeiras e contação de histórias envolveram os estudantes no período matutino e vespertino | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
As amigas Sofia Oliveira, 12 anos, Rebeca Melo, 11, e Letícia Bezerra, 11, revelaram que tiveram uma tarde memorável. “Me diverti bastante na hora que fizeram a chuva com a mangueira e gostei da contação de histórias”, disse Rebeca. As outras duas meninas concordaram com a amiga. “É bom saber como cuidar dos animaizinhos. Eles sofrem com as queimadas, e podemos evitar isso”, disse Letícia, ao que Sofia completou: “Vou falar com todo mundo sobre a natureza agora.”
A mostra audiovisual abordou a separação adequada de resíduos sólidos, a prática de Cerrado-Yoga e a história do Parque Ecológico de Águas Claras. “Esse conteúdo faz parte do projeto Parque Educador Digital, que traz uma coletânea de 26 vídeos com temáticas específicas sobre a área ambiental, gestão das águas, práticas integrativas de saúde e muito mais”, explica o chefe da Assessoria de Educação Ambiental e Cidadania da Sema, Hugo de Carvalho Sobrinho.
O material será encaminhado para a Secretaria de Educação, para que as unidades educacionais possam utilizá-lo em sala de aula, e ficará disponível no YouTube para toda a população. Segundo o chefe da Unidade de Educação Ambiental do Brasília Ambiental, Luis Felipe Blanco de Alencar, o projeto reúne professores e especialistas do GDF, além de contar com a participação de nomes renomados da Universidade de Brasília.

