Em cerimônia no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), 24 estudantes do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal foram diplomados como jovens deputados distritais na última sexta-feira (8). Os eleitos compuseram o Parlamento Jovem Distrital, etapa final do programa Nosso Parlamento, desenvolvido pela Escola do Legislativo (Elegis), em parceria com a Procuradoria Especial da Juventude (PreJuv).
Presente na cerimônia, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do Parlamento Jovem para aproximar os discentes do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o protagonismo juvenil. “É uma alegria ver estudantes da rede pública assumindo o papel de deputados, entendendo a responsabilidade de ouvir a população e propor projetos em benefício da sociedade”, afirmou.
Hélvia também destacou como o programa reforça a compreensão sobre o uso de recursos públicos e o papel das emendas parlamentares na melhoria da infraestrutura escolar. “Quando os jovens participam da decisão sobre onde investir o recurso recebido pela escola, eles vivenciam, na prática, como funciona a cidadania e percebem o impacto direto das ações do Legislativo na vida da comunidade escolar”, disse.
A edição de 2025 do programa teve início no primeiro semestre e contou com a participação de mais de 14 mil estudantes, com 207 registros de candidatura. A preparação envolveu a formação de professores e representantes escolares, que trabalharam conteúdos de educação para a cidadania. Durante o período eleitoral, os candidatos realizaram debates, comícios e campanhas, aprofundando o conhecimento sobre o processo democrático e apresentando propostas voltadas às demandas da juventude de suas regiões.
Campanha eleitoral
O diretor do Centro Educacional do Lago Sul (CEL), Vitor Valdez, foi convidado a discursar no evento no TRE-DF. Ele ressaltou que a participação no Parlamento Jovem mobilizou toda a comunidade escolar e permitiu aos alunos vivenciarem, de forma prática, o processo democrático. “Tivemos oito candidatos; realizamos debates, campanhas e a votação com urnas eletrônicas, seguindo todas as etapas de uma eleição real, o que desenvolveu competências de cidadania”, apontou.
O diretor também destacou a relevância das propostas apresentadas, com foco na realidade dos estudantes e nas necessidades da comunidade. “Nossa jovem deputada eleita trouxe uma proposta de melhoria da mobilidade urbana, fruto das dificuldades que ela e outros colegas enfrentam no deslocamento diário”, disse Vitor.
Protagonismo estudantil
A estudante Viviane Oliveira, 16 anos, do segundo ano do ensino médio do CEL, afirmou que ser eleita no Parlamento Jovem foi uma oportunidade única de representar a realidade dos colegas e propor soluções para questões do cotidiano escolar.
“O direito de ir e vir do estudante é essencial, e nossa proposta busca melhorar a mobilidade para que todos tenham acesso às aulas e atividades, não só na nossa escola, mas em toda a rede pública”, ressaltou.