Esta semana, a rede pública de ensino deu início ao ano letivo. Para dar boas-vindas aos alunos com boas práticas sustentáveis, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou ações educativas em duas escolas públicas que são parceiras e se destacam no assunto. Na última segunda-feira (10), a ação foi no Centro Educacional (CED) Agrourbano Ipê, localizado no Riacho Fundo II; e nesta quarta-feira (12) o projeto foi realizado na Escola Classe Paraná, localizada em Planaltina.
Nesses primeiros dias de aulas, foram promovidas palestras sobre a correta separação dos resíduos e sua importância para a vida útil do aterro sanitário e renda dos catadores de materiais recicláveis. O Teatro do SLU, com o Garizito e sua Turma, também fez parte das atividades, além da entrega de material educativo para reforçar todo o aprendizado. A diretora técnica do SLU, Andrea Almeida, explicou como as escolas são ambientes oportunos e estratégicos para a educação ambiental. “É na escola que o cidadão se forma, adquire conhecimentos e pode transmitir esses aprendizados para outras pessoas, como familiares e amigos. Por isso é essencial que a gestão de resíduos sólidos faça parte desse processo”, frisou.
Nesses primeiros dias de aulas, foram promovidas palestras sobre a correta separação dos resíduos e sua importância para a vida útil do aterro sanitário e renda dos catadores de materiais recicláveis | Foto: Divulgação/SLU-DF
A Escola Classe Paraná, em Planaltina, conta com um biodigestor para o tratamento dos resíduos orgânicos, um exemplo de boas práticas ambientais. Portanto o diretor da escola, Wellington de Oliveira, aprovou a iniciativa do SLU, pois a temática da sustentabilidade é uma das principais características da identidade institucional. “Foi uma imensa alegria receber essa ação do SLU no início do ano letivo, porque a nossa identidade se relaciona diretamente com a missão do SLU. Esse tipo de parceria enriquece o trabalho pedagógico e faz com que os alunos visualizem na prática a importância de cuidar dos resíduos”, destacou.