Uma grande recompensa depois de muito esforço e dedicação. Alunos da rede pública de ensino do DF comemoram a conquista de entrar em uma das mais renomadas universidades públicas do país: a Universidade de Brasília (UnB). O feito se deve a uma sólida rede de apoio que envolve a escola, os professores e os gestores, além das famílias.
Sophia Sanchez, 18 anos, aluna do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, passou para o curso de ciências econômicas na UnB e conta que a escola foi a melhor que já estudou, com professores e coordenação acolhedores e disponíveis para auxiliarem na jornada rumo ao vestibular. “Os professores foram acolhedores e disponíveis para nos passarem o conteúdo e tirarem as dúvidas. Sempre incentivando e nos dando apoio e condições para estudarmos”, comenta Sophia.
Conquista dos alunos se deve a uma sólida rede de apoio que envolve toda comunidade escolar | Fotos: Álvaro Henrique/SEEDF
Alunos do Centro de Ensino Médio Asa Branca (CEMAB), em Taguatinga, também estão comemorando. Yuri Ribeiro, 18 anos, passou para o curso de museologia e ficou em choque quando viu o resultado. Precisou olhar mais de uma vez para acreditar na aprovação. “ Eu fiquei tão feliz que não acreditei que poderia estar acontecendo de verdade”. Camila Ferreira, 18 anos, também aluna da escola, foi aprovada no curso de nutrição na UnB e conta que escolheu o curso por acreditar que as pessoas estão mais preocupadas com saúde e estética hoje em dia e o campo de trabalho apresentar muitas oportunidades.
Preparação
As escolas de ensino médio da rede pública do DF focam as aulas nos maiores sistemas de avaliação para ingresso nas universidades, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB, com programas específicos, plantões para dúvidas nos contraturnos e mentorias, desenvolvidos por cada escola individualmente.
Roberta Talyuli, diretora do CEM Paulo Freire, conta que os 750 alunos da escola recebem apoio de um programa de mentoria que visa acolher e orientar os jovens em situações de vulnerabilidade. Além de aulas focadas no Enem e no PAS “ Aqui, na escola, além de entregarmos o conteúdo, desenvolvemos ações voltadas ao bem-estar do aluno, com participação dos pais e comunidade”, conta Roberta.
João Vinícius Pereira, Gabriela Torres e Silva e Júlia de Oliveira, alunos do CED 01 do Riacho Fundo II, destacaram a importância dos professores na conquista