Contato com os cenários práticos de ensino e interação com a comunidade. A partir deste contexto, estudantes do terceiro ano de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participaram, nesta segunda-feira (26), de um treinamento de primeiros socorros para professores e funcionários da Escola Classe 410 de Samambaia, que conta com turmas de alunos da faixa de 7 e 11 anos. Antes da atividade, os alunos passaram por uma capacitação do Grupamento de Atendimento à Emergência Pré-Hospitalar, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).
Alunos interagem com profissionais de saúde e representantes da c0munidade, aperfeiçoando conhecimentos e práticas | Foto: Divulgação/Fepecs
A ideia surgiu a partir da Lei Lucas (lei federal nº 13.722), que determinou a obrigatoriedade da capacitação de noções básicas de primeiros socorros para a comunidade escolar nas redes pública e privada. A ação faz parte do projeto de extensão curricular do eixo Interação Escola-Serviço-Comunidade (Iesc) e reuniu 12 estudantes que praticam atividades de ensino da Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Samambaia. Durante a oficina, foram demonstradas manobras de socorro imediato em casos de convulsão, reanimação cardiopulmonar, engasgo, choque elétrico, queimadura e acidente com escorpiões.