A etapa regional da 13ª edição do Circuito de Ciências das escolas públicas do Distrito Federal continua a todo vapor nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE). Nesta terça-feira (10), foi a vez de a CRE de Brazlândia receber cerca de 2 mil visitantes entre alunos e a comunidade local no Ginásio Poliesportivo Espelho d’Água para conhecerem os projetos expostos com o tema
“Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
A etapa regional de Brazlândia contou com a apresentação de 38 projetos criativos e inovadores de 23 escolas, de autoria dos alunos, com a orientação dos professores. Cerca de 190 estudantes estiveram envolvidos diretamente no desenvolvimento de projetos expostos.
A etapa regional do Circuito em Brazlândia contou com a apresentação de 38 projetos criativos e inovadores de 23 escolas | Fotos: André Amendoeira/SEEDF
A coordenadora da Regional de Brazlândia, Neuseli Rodrigues Alves da Silva, explicou que o objetivo do evento é estimular o interesse pela ciência e pela pesquisa nos estudantes, e principalmente promover as aprendizagens, por meio de projetos criativos, inovadores, utilizando o que eles têm dentro da sua realidade.
“Nós temos participado aqui estudantes da educação infantil ao ensino especial, unidade de internação até o ensino médio. Então, foi um resultado muito positivo. Os projetos são de excelente qualidade e quem ganha com isso, é claro, é o nosso estudante com o desenvolvimento das aprendizagens”, disse.
Projetos
O estudante Heitor da Silva, 12 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 de Brazlândia, participou de um projeto que utiliza o ambiente virtual do jogo Minecraft para monitorar o desmatamento na área da Bacia do Descoberto.
“Para mim a importância desse projeto é mostrar para gerações futuras como é que seria, por exemplo, a Bacia do Descoberto, caso um dia ela seja soterrada, por esse problema da expansão urbanística. A parte mais difícil foi a coleta dos dados e a construção da maquete, e a parte mais legal foi a saída de campo e as pesquisas”, explicou.
Heitor da Silva, aluno do CEF 01 de Brazlândia, participou de um projeto que utiliza o ambiente virtual do Minecraft para monitorar o desmatamento na área da Bacia do Descoberto