“Desacelere, seu bem maior é a vida” foi o tema do evento realizado nesta terça-feira (27) pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital de Base (HBDF), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação integrou a campanha Maio Amarelo, que alerta sobre os riscos no trânsito e incentiva a direção responsável.
Voltado aos colaboradores do hospital, o encontro ocorreu no pátio da Casa Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília e contou com a participação dos policiais rodoviários federais Camila Montenegro e Jonathan Nicolau, do Grupo de Educação para o Trânsito, da PRF.
Durante a palestra, os agentes reforçaram a importância de abordar o tema com profissionais da saúde, que também estão expostos a acidentes no trajeto diário. “Nosso foco é prevenir acidentes de trajeto. Tivemos, por exemplo, o caso de um enfermeiro no Paraná, referência no combate à covid-19, que faleceu após um acidente na BR-163, enquanto seguia para o hospital onde trabalhava”, relatou Jonathan.
Além das orientações, os policiais promoveram dinâmicas que mostraram, de forma prática, os efeitos do álcool na condução de veículos. Óculos que simulam embriaguez, uso do bafômetro e esclarecimento de mitos, como o suposto impacto de enxaguante bucal e bombons de licor na detecção de álcool, fizeram parte das atividades.
Também foram abordados temas como direção defensiva, uso do cinto de segurança, riscos de pneus desgastados e do uso do celular ao volante. Segundo os agentes, o celular pode ser tão perigoso quanto o álcool, por comprometer a atenção.