Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado nesta quinta-feira (20), o Serviço Multidisciplinar de Atendimento aos Fissurados do Hospital Regional da Asa Norte (Smafis/Hran) organizou, nesta semana (17), um evento educativo a pacientes pediátricos, pais e responsáveis. Fora do prédio, no estacionamento da unidade, uma escova de dente se juntava à pasta e ao fio dental contra uma cárie, divertindo e ensinando ao mesmo tempo.
“Essa ação educacional é de extrema importância porque começamos a prevenção de algumas patologias dentárias desde o momento em que recebemos esses bebês”, explica o coordenador do Serviço de Prevenção de Problemas Dentários do Hran, Marconi Delmiro. “Cuidar da dentição dessas crianças desde cedo permite que, no futuro, a dentição permanente tenha uma melhor capacidade de mastigação, sorriso e reinserção social”, complementa.
“Essa ação de saúde bucal veio em boa hora porque quero que o meu filho aprenda a escovar os dentes corretamente desde pequenininho”, conta Hellen Dias | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
É o que a enfermeira Hellen Dias, 28, e o marido, o vendedor Abel Moreira, 33, querem incentivar no filho Joaquim, de 1 ano e sete meses. Moradores de Santo Antônio do Descoberto (GO), entorno do Distrito Federal (DF), descobriram na gestação – durante ecografia morfológica de 22 semanas – o diagnóstico de fenda palatina completa do filho.
“Mesmo antes de ele nascer fomos muito orientados aqui no Hran. O Joaquim já fez a cirurgia do lábio e acabou de fazer a do palato. Foi muito rápido e ficamos bem felizes porque aqui tem toda uma equipe multidisciplinar. Essa ação de saúde bucal veio em boa hora porque quero que ele aprenda a escovar os dentes corretamente desde pequenininho”, conta Hellen.
Fissura labiopalatina
A fissura palatina ou labiopalatina é um defeito congênito de não fusão do lábio com o palato (céu da boca). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada 650 bebês no Brasil nasce com a malformação genética.