Neste 20 de janeiro, Dia Internacional do Farmacêutico, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) celebra a dedicação dos 233 farmacêuticos que atuam nas unidades sob sua administração. Na rede que inclui o Hospital de Base (HBDF), o maior hospital do DF; o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o segundo maior; as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); e o recém-assumido Hospital Cidade do Sol (HSol), esses profissionais desempenham papéis fundamentais para garantir segurança e eficiência no ambiente hospitalar.
Dentro de um hospital, os farmacêuticos são indispensáveis. Eles não apenas controlam estoques e dispensam medicamentos, mas também atuam diretamente no cuidado ao paciente. Esse trabalho é necessário para a segurança dos pacientes, especialmente em ambientes complexos como o HBDF, onde são atendidos casos de alta gravidade.
Além de controlar estoques e dispensar medicamentos, os farmacêuticos atuam diretamente no cuidado ao paciente | Fotos: Divulgação/IgesDF
Existem diferentes áreas de atuação, como: farmacêuticos clínicos, que trabalham ao lado de médicos e enfermeiros para ajustar terapias medicamentosas e evitar interações perigosas; farmacêuticos oncológicos, responsáveis pela manipulação de medicamentos para o tratamento do câncer; farmacêuticos hospitalares, que garantem a logística eficiente de medicamentos e materiais; e farmacêuticos de gestão de risco, que monitoram o uso racional de medicamentos e previnem desperdícios.