Entre a noite de sexta-feira (17) e a madrugada desta segunda (20), o Detran-DF autuou 96 condutores que estavam dirigindo sob influência de álcool e se recusaram a fazer o teste do etilômetro. Mais da metade deles foi flagrada em apenas duas horas de operação, realizada entre as 4h e as 6h da madrugada de sábado (18) para domingo (19).
Foram quase 800 abordagens de sexta-feira a domingo, resultando em diversas autuações | Foto: Divulgação/Detran-DF
“Foram 50 condutores que viraram a noite consumindo bebidas alcoólicas e que foram surpreendidos pela operação Rescaldo, quando acreditavam que poderiam escapar da fiscalização devido ao horário, mas foram abordados com um grau elevado de embriaguez em situação de flagrante perigo no trânsito”, informa o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto.
Balanço
Durante as ações do fim de semana, 785 condutores foram abordados nas vias do DF, e 689 deles realizaram o teste do etilômetro. Outros 96 se recusaram a fazer o teste e foram autuados conforme previsto no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dois condutores foram presos em flagrante por atingir teor alcoólico considerado crime de trânsito, de acordo com o que determina o artigo 306 do CTB.