Uma operação conjunta envolvendo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), a Secretaria de Economia, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) foi realizada na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). O principal foco da ação foi a prevenção da entrada da bactéria responsável pelo cancro cítrico, uma grave doença que afeta a produção de frutas como laranjas, limões, limas e tangerinas.
Em função do papel desempenhado pela Ceasa – de distribuição de produtos vegetais – a fiscalização também se estendeu a outras espécies de frutos como banana, uva e maçã, visando garantir a segurança e a qualidade dos produtos comercializados no Distrito Federal. Durante a operação, era realizada a checagem de documentos fitossanitários, notas fiscais dos produtos e feita uma verificação de sintomas característicos nas plantas.
O principal foco da ação foi a prevenção da entrada da bactéria responsável pelo cancro cítrico, uma grave doença que afeta a produção de frutas como laranjas, limões, limas e tangerinas | Fotos: Divulgação/Seagri-DF
Ao todo, foram abordados 94 veículos, entre cargas regionais e advindas de outros estados. Dessas, 50% continham citros, uva, maçã ou banana. Parte das cargas de uva não possuía a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) enquanto algumas cargas de banana não tinham um dos laudos de higienização exigidos. As cargas com irregularidades foram retidas até que fossem regularizadas e medidas fitossanitárias foram adotadas conforme necessário.