Nesta terça-feira (30), foi realizado o Fórum Distrital de Modelagem da Atenção Ambulatorial Especializada, na sede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O objetivo do encontro foi debater as diretrizes e formas de organização da Atenção Secundária, sob a perspectiva de instituir uma Política Distrital de Atenção Especializada em Saúde.
O fórum foi idealizado pela Gerência de Serviços Ambulatoriais, juntamente com a Diretoria de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Dasis) e a Coordenação de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Coasis).

O objetivo do encontro foi debater as diretrizes e formas de organização da Atenção Secundária, sob a perspectiva de instituir uma Política Distrital de Atenção Especializada em Saúde | Fotos: Divulgação/Agência Saúde-DF
Com palestras e mesa redondas durante todo o dia, o evento contou com a presença de Lara Nunes, subsecretária da Atenção Integral à Saúde representando a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio; Rodrigo Lacerda, da coordenação técnica da Secretaria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde; Luciano Agrizzi, secretário adjunto de Assistência à Saúde; Izabella Morais, coordenadora da Atenção Secundária e Integração de Serviços; Rodrigo Cariri, coordenador-geral de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde; René Santos, coordenador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; e Domingos de Brito Filho, presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal.
De acordo com a subsecretária da Atenção Integral à Saúde, Lara Nunes, o debate possibilita a criação de propostas concretas à população. “O fórum impactará os serviços da ponta e o usuário vai observar os resultados. A modelagem tem como missão qualificar e consolidar a atenção especializada no DF e fortalecer ainda mais o SUS [Sistema Único de Saúde]”, ressaltou.
[Olho texto=”A Atenção Ambulatorial Secundária (AASE) é o conjunto de ações e serviços especializados em nível ambulatorial, que compreende serviços de apoio diagnóstico e terapêutico” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
O diagnóstico situacional da Atenção Ambulatorial Secundária no DF, que deu base à modelagem, contou com eixos como: oferta de serviços, fluxos de acesso, estrutura física e força de trabalho. Segundo a coordenadora da Atenção Secundária e Integração de Serviços, Izabella Araújo de Morais, a modelagem contribuirá na elaboração da política distrital.