A 9ª edição da Feira da Goiaba, realizada em Brazlândia, começa nesta sexta-feira (5) com uma programação que promete agradar todos os gostos. Tem venda de goiaba in natura, além de produtos feitos com a fruta, e várias apresentações musicais de artistas nacionais e locais. A entrada é gratuita e os portões se abrem a partir das 19h.
A estrutura está armada na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), no Incra 6. O espaço vai oferecer parque de diversão, fazendinha e praça de alimentação. O visitante ainda encontrará o Empório da Goiaba, com estandes com tortas, bolos, geleias, doces, licores e mais.
Empório da Goiaba vai oferecer estandes com tortas, bolos, geleias, doces e licores | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
A Florabraz terá exposição e comercialização de flores e plantas ornamentais, divulgando o trabalho de produtores de todo o Distrito Federal. Além disso, o Galpão do Artesanato vai contar com vários estandes apresentando pinturas, tricô, bordado, costura criativa, artigos de couro, tecelagem, decoupage, miniaturas de móveis de madeira, essências caseiras e outros trabalhos artesanais de artistas de Brazlândia.
A Feira da Goiaba é uma oportunidade para produtores locais comercializarem suas mercadorias | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília
Como novidade, esta edição trará a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), ação que divulgará os programas de segurança alimentar e nutricional do GDF organizada pela Gerência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). A iniciativa ficará localizada no espaço governamental, disponível para visita todos os dias da feira.
“O grande objetivo da Feira da Goiaba é reconhecer, valorizar e divulgar a produção rural de nossa cidade, que ultrapassa mais de 80% do cultivo em todo Distrito Federal”, afirma a administradora de Brazlândia, Luciana Lima.
Brazlândia concentra a maior parte do cultivo de goiaba do Distrito Federal, representando 88,08% da produção total. Em 2023, a área plantada com fruta alcançou 412,15 hectares, indicando um aumento de 16,52% em relação ao ano de 2022, de acordo com o Relatório de Informações Agropecuárias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).