27/08/2025 às 17h49 - Atualizado em 27/08/2025 às 17h49

GDF avalia resultados do Índice de Maturidade dos Comitês Internos de Governança

Avaliação ocorreu durante reunião do Conselho de Governança que reúne secretários da Controladoria, Saúde, Educação, Economia, Segurança Pública e Casa Civil

Por

Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares

O Conselho de Governança Pública do Distrito Federal realizou, na segunda-feira (25), sua 20ª reunião, que teve como destaque a análise dos resultados da primeira rodada de aplicação do Índice de Maturidade dos Comitês Internos de Governança (IMCig) dos órgãos e entidades do GDF, que funcionou como um projeto piloto.   

O objetivo do IMCig é mapear pontos fortes e oportunidades de melhoria nos Comitês Internos de Governança. Esse índice foi criado para auxiliar os órgãos na elaboração dos seus planos de ação voltados para implementação de boas práticas. A análise dos dados de forma agregada servirá como evidências orientadoras das ações do CGOV, tanto na definição de diretrizes, quanto no monitoramento.   

Outra importante pauta tratada na reunião foi a aprovação da proposta de estrutura do novo Modelo Distrital de Maturidade em Governança Pública (MDM-Governança Pública), que está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho instituído por esse Conselho, a partir de estudos das práticas mais atuais de governança nacionais e internacionais, contemplando as dimensões Ambiental, Social e Governança (ASG).  

Na ocasião, a Controladoria-Geral do DF comunicou aos demais membros a realização de assessoria técnica à Secretaria de Governo, para aprimoramento das práticas de Governança nas Administrações Regionais do DF, especialmente dos seus Comitês Internos de Governança.  

A reunião reforçou a importância da cooperação entre órgãos e a troca de experiências como caminhos para fortalecer a governança pública e aumentar a eficiência do Governo do Distrito Federal. Participaram da reunião representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), das Secretarias de Economia, Educação, Saúde, Segurança Pública e da Casa Civil.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal