Tradicional ponto de encontro da comunidade do Núcleo Bandeirante, a Praça Padre Roque será completamente reformada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Sede da Paróquia São João Bosco e da Administração Regional, o espaço ganhará piso polido com sinalização tátil em substituição às atuais pedras portuguesas. São investidos mais de R$ 4 milhões para trazer mais segurança e acessibilidade aos pedestres e frequentadores do local.
O administrador regional do Núcleo Bandeirante, José de Assis Silva, destaca que a praça recebe, aos finais de semana, cerca de 5 mil pessoas — entre fiéis, idosos e famílias que aproveitam a área de convivência. “Sempre temos eventos na cidade sendo realizados na praça, que conta com uma boa estrutura para diferentes atividades comunitárias”, explicou.
Segundo o gestor, o foco da obra, realizada por empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), é ampliar a acessibilidade. "A ideia é colocar o piso polido em toda a praça. A pedra portuguesa que atualmente reveste o local não é segura para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Agora, ela terá acessibilidade, iluminação em LED e revitalização nos moldes da Praça da Bíblia, na Candangolândia”, detalhou.
Para a aposentada Fátima Regina, de 67 anos, o atual piso de pedras portuguesas oferece riscos aos frequentadores da praça, especialmente os idosos. “Muitos idosos caem e se machucam. A gente vem para a igreja e sempre corre esse risco — a pedra portuguesa é perigosa”, contou. “A iluminação também era um problema, aqui é escuro durante a noite, tem poucos postes”.