
Milhares de alunos das áreas rurais da capital do país hoje vivem uma nova realidade graças ao programa Caminho das Escolas. Desde 2019, este Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 33,6 milhões para levar asfalto a quase 24 quilômetros de antigas estradas de terra e rodovias precárias. Mais do que apenas asfaltar rodovias, o esforço do Executivo permitiu aos estudantes deixar o passado de poeira e lama para trás, pavimentando o caminho para uma vida estudantil mais digna e segura.
Ao todo, comunidades rurais de nove regiões administrativas (RAs) foram beneficiadas com a execução das obras no âmbito da iniciativa: Brazlândia, Ceilândia, Jardim Botânico, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Sobradinho, Lago Norte (Taquari).
Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília
No Distrito Federal, o Caminho nas Escolas é coordenado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). O objetivo do programa é pavimentar vias próximas a escolas, facilitando o acesso dos alunos e professores, melhorando a qualidade de vida de toda a comunidade escolar.
“A gente pode resumir esse programa em uma palavra: saúde. Quando você leva para a porta de uma escola um caminho pavimentado, você automaticamente tira a criança da poeira, da lama e isso se traduz em saúde para as nossas crianças”, destaca o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior. “Você permite, também, ao transporte escolar chegar até o cidadão e garante um deslocamento mais seguro para todos.”

O programa pavimenta ruas próximas a escolas e acaba ajudando na saúde das crianças | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
Segundo o gestor, a execução das obras na área rural ajuda a mitigar os impactos da erradicação da evasão escolar em comunidades rurais. “Ele também contribui para reduzir o êxodo rural para a cidade porque, muitas vezes, uma família resolve abandonar sua propriedade na área rural por não ter condição de dar uma educação para o filho; ela então migra para a parte urbana a fim de garantir que a criança consiga estudar”.
Acessibilidade
Entre as entregas mais recentes promovidas pelo GDF no âmbito do programa estão os acessos da DF-131 à Escola Classe Monjolo e da DF-345 à Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro, ambas em Planaltina.
A pavimentação dos trechos demandou investimento de R$ 4 milhões, ultrapassando 2 km de vias asfaltadas. Antes das obras, o deslocamento das centenas de alunos até as unidades educacionais era feito em estradas de terra.
4,3 quilômetros
Extensão da área asfaltada pelo Caminho das Escolas em Planaltina
