A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) publicou a portaria nº 176, de 16 de maio de 2025, que suspende, por 90 dias, a realização de quaisquer eventos com aglomeração de aves no DF. A medida tem caráter excepcional e visa a prevenir a entrada e disseminação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no território.
A decisão foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarar estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de IAAP em aves comerciais. Com o avanço da doença em território nacional, a Seagri-DF adotou a suspensão como forma de preservar o status sanitário do Distrito Federal, atualmente livre de IAAP e da doença de Newcastle (DNC).
No DF, o setor de avicultura tem grande importância econômica e social, com produção voltada tanto à postura comercial quanto à criação ornamental. “O objetivo do Governo do Distrito Federal é proteger a produção avícola do DF, garantindo segurança sanitária e econômica para o setor”, afirma o titular da Seagri, Rafael Bueno.
Avicultura no DF
A subsecretária de Defesa Animal, Danielle Kalkmann, a Seagri-DF recomenda que os criadores mantenham suas aves confinadas em ambientes protegidos, sem acesso a áreas externas abertas ou piquetes, a fim de evitar contato com aves silvestres — que representam risco significativo de transmissão do vírus.