O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), verifica de forma contínua as instalações dos restaurantes comunitários. A medida visa garantir a qualidade do serviço e o bem-estar da população que utiliza esses equipamentos.
“Os restaurantes comunitários vão muito além de garantir o acesso à alimentação”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Abrangem, também, a forma como os alimentos são preparados até chegarem ao prato da população, assegurando, inclusive, a adequação do ambiente em que o público se alimenta”, completa.
O DF dispõe de 18 restaurantes comunitários, localizados em áreas com grande vulnerabilidade social e insegurança alimentar, preferencialmente próximos a locais com transporte público disponível. O objetivo desses equipamentos é preparar e comercializar refeições saudáveis a preços acessíveis.
A medida visa garantir a qualidade do serviço e o bem-estar da população que utiliza esses equipamentos | Foto: Divulgação/Sedes-DF
A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Vanderléa Cremonini, explica que os restaurantes comunitários são submetidos a inspeções diárias realizadas pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, que são responsáveis pela gestão e fiscalização dos contratos com as empresas especializadas em fornecimento de refeições.
“Essas inspeções abrangem tanto a parte higiênico/sanitária, garantindo a segurança e a qualidade dos alimentos, quanto às condições físicas das instalações. Assim,caso seja encontrado qualquer item danificado, como uma torneira ou um vaso sanitário, por exemplo, é feito o pedido de manutenção e interdição daquele item ou espaço. Isso tudo é uma forma de garantir a manutenção preventiva e corretiva dos restaurantes, sobretudo para prevenir acidentes”.