O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou ao longo de toda a semana ações coordenadas de acolhimento a pessoas em situação de rua, como parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua. A atuação das equipes, cuja coordenação compete à Casa Civil, se concentrou em 15 pontos do Plano Piloto, Taguatinga e Areal, totalizando 37 atendimentos e 14 ocupações irregulares removidas.
Deste total, quatro pontos estão concentrados em Taguatinga Sul e no Areal, e foram visitados nesta sexta-feira (26). Na ocasião, servidores das pastas e órgãos governamentais atuaram na remoção de três estruturas de lona e madeira e no atendimento a três pessoas em situação de rua. Um caminhão foi utilizado para a remoção e destinação adequada de entulho e materiais inservíveis.

Durante as abordagens, o GDF oferece serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre tratamento a animais domésticos, benefícios como deslocamento interestadual e um benefício excepcional de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Antes, na segunda (22) e terça-feira (23), as equipes do GDF estiveram em cinco pontos estratégicos do Plano Piloto, incluindo o Eixo Monumental, próximo ao Clube do Choro, o Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS), próximo à Via W3, e as quadras 402, 416 e 601 Norte, nas vias L2 e L4. Nessas localidades, nove pessoas receberam atendimento, e sete ocupações irregulares foram removidas de áreas públicas, totalizando a remoção de três caminhões de entulho e materiais inservíveis.
Em seguida, na quarta (24) e quinta-feira (25), as ações se concentraram ao longo de seis pontos de Taguatinga Norte, com foco nas proximidades do Centro Pop e do Sesi de Taguatinga. Ao todo, 25 pessoas foram atendidas pelos servidores das diversas secretarias presentes; quatro estruturas de lona e madeira foram removidas das ocupações irregulares, com os materiais inservíveis sendo encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE).