Tradicionalmente, todo mês de março, o Governo do Distrito Federal (GDF) dedica a maior parte das ações ao público feminino. Trata-se de uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher encabeçada pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com os órgãos e parceiros do GDF. Este ano, o calendário Março Mais Mulher conta com mais de 300 atividades que se iniciam no dia 1º e se estendem até o dia 31. Entre elas, a inauguração de dois Centros de Referência da Mulher, antiga Casa da Mulher Brasileira. A programação oficial foi lançada na manhã desta sexta-feira (7) durante solenidade no Salão Branco, do Palácio do Buriti. O evento marcou também o início do projeto Meninas em Ação, uma parceria da SMDF com as secretarias de Educação (SEEDF) e de Relações Internacionais (Serinter-DF).
Representando o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão, o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, destacou que, desde o início da gestão, o governo priorizou a pauta feminina ao criar a Secretaria da Mulher e investir em programas e equipamentos públicos voltados para o atendimento das mulheres. Segundo dados da SMDF, o investimento na pauta feminina subiu 743% de 2020 a 2024, quando o orçamento empenhado passou de R$ 10 milhões para mais de R$ 86 milhões.
Gustavo Rocha ressaltou que a pauta dos direitos das mulheres é prioritária para o GDF | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília
“Quando o governador assumiu, encontrou a pauta da mulher abandonada. Com a Casa da Mulher Brasileira desmoronando e sem qualquer tipo de auxílio para a mulher. O governador revolucionou essa pauta porque a considera prioritária”, lembrou. “Eventos como esse demonstram a importância de investir na segurança e na capacitação das mulheres e o carinho e a atenção que esse governo tem com essa pauta. Vamos adiante”, defendeu.
As ações do calendário incluem capacitação profissional, saúde, educação, cultura e bem-estar. Um dos destaques é a inauguração de duas das quatro Casas da Mulher Brasileira em construção no Distrito Federal. Agora batizadas de Centro de Referência da Mulher, as unidades do Sol Nascente e do Recanto das Emas serão abertas nos dias 26 e 27 de março. As sedes reforçam os equipamentos públicos voltados ao atendimento das mulheres, que nesta gestão subiram de 16 para 30.
O objetivo é empoderar as mulheres, combater a violência doméstica, oferecer apoio e dignidade àquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade e proporcionar mais qualidade de vida para esse público que representa 52,3% da população do Distrito Federal, segundo a Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios (Pdad) Ampliada 2024.
Giselle Ferreira: “Esse calendário é a união do governo, da sociedade civil e de todos os parceiros e mostra que a pauta da mulher é de janeiro a janeiro, e intensificada em março”
“Esse calendário é a união do governo, da sociedade civil e de todos os parceiros e mostra que a pauta da mulher é de janeiro a janeiro, e intensificada em março. São mais de 300 ações que envolvem saúde, justiça e conscientização. Já estamos na terceira edição e queremos que cada mulher possa procurar saber se em sua cidade terá algum tipo de atendimento”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
Entre os destaques estão as palestras em escolas públicas, as atividades de empreendedorismo, a entrada gratuita em equipamentos públicos, como o Zoológico de Brasília, o passeio motociclístico, as carretas que reúnem serviços voltados para elas, a Caminhada e a Corrida das Mulheres, a exposição da Polícia Civil do Distrito Federal Não é sobre o vestimos e o V Encontro Internacional de Mulheres Líderes Latino-Americanas e Ex-Bolsistas de Israel.
“O calendário Março Mais Mulher tem como missão atender as mulheres do Distrito Federal, que são as chefes de família, a maioria da população e também a principal força de trabalho dentro do GDF”
Governador Ibaneis Rocha
