O Governo do Distrito Federal (GDF) superou as metas estabelecidas no III Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (PDSAN) 2022-2023, conforme relatório de monitoramento apresentado nesta quarta-feira (3) pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-DF). A partir de demandas de representantes do governo e da sociedade civil, o plano contém propostas, ações e metas estabelecidas pelo governo para garantir o acesso a uma alimentação adequada e saudável para todos os cidadãos e reduzir desigualdades.
Entre as metas já implementadas nos últimos dois anos, está o aumento do número de famílias atendidas pelo Cartão Prato Cheio, que hoje beneficia 100 mil famílias | Foto: Renato Raphael/Sedes-DF
Elaborado pela Caisan-DF com base em propostas aprovadas por representantes da sociedade civil e do governo, o PDSAN contém objetivos estratégicos e ações intersetoriais pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na política de segurança alimentar e nutricional, com o intuito de reduzir desigualdades e garantir o acesso a uma alimentação adequada e saudável para todos os cidadãos. O plano também aponta fontes de recursos orçamentários e financeiros e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação.
A Caisan é composta por órgãos e entidades que atuam em áreas ligadas à garantia da segurança e nutricional do DF, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), que é a pasta responsável pela política.
Entre as metas já implementadas nos últimos dois anos, está o aumento do número de famílias atendidas pelo Cartão Prato Cheio, que hoje beneficia 100 mil famílias. A meta estabelecida era de 50 mil beneficiários mensalmente.