12/12/2025 às 10h57 - Atualizado em 12/12/2025 às 10h57
Gincana das Cores promove integração e desenvolvimento socioemocional para mais de 40 adolescentes em semiliberdade
Iniciativa estimula habilidades sociais, cidadania e ressocialização por meio de brincadeiras e atividades lúdicas
Por
Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
Mais de 40 adolescentes das Gerências de Semiliberdade do Gama I, Gama II, Guará, Metropolitana e Taguatinga II viveram dois dias de integração e aprendizado durante a terceira edição da Gincana das Cores, realizada em 3 e 4 de dezembro, no complexo esportivo da Praça dos Direitos de Ceilândia Norte. A atividade, tradicionalmente promovida nas férias de fim de ano, mobilizou também servidores que participaram diretamente da organização e condução das provas.
Idealizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o projeto tem como objetivo promover momentos de convivência que fortaleçam o desenvolvimento emocional e social dos adolescentes, ampliem seus repertórios de brincadeiras, estimulem a imaginação e favoreçam a construção de vínculos e habilidades essenciais à cidadania.
Cabra-cega foi uma das brincadeiras que fizeram parte da Gincana das Cores | Foto: Divulgação/Sejus-DF
Durante a gincana, os participantes revisitaram brincadeiras clássicas da infância, como cabra-cega, corrida de saco, balão de água, jogo da velha humano, corrida do ovo na colher, pega-fita e cabo de guerra. Além de diversão, as atividades estimularam competências como cooperação, respeito às regras, confiança mútua e negociação.
As equipes somaram pontos a cada prova, com pontuações entre 50 e 300. Ao final dos dois dias de competição, a equipe amarela, formada pelos adolescentes da Gerência de Semiliberdade do Gama I, conquistou o primeiro lugar na classificação geral.
“Investir em atividades lúdicas para os socioeducandos é oferecer a eles a oportunidade de reconstruir vínculos, expressar suas emoções e desenvolver habilidades sociais que serão muito importantes no futuro”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.