O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF), certificou, na manhã desta quinta-feira (3), 50 novas startups, que foram fomentadas e capacitadas no âmbito do programa Start BSB.
A assinatura dos contratos dos projetos de fomento entre as empresas e o GDF proporcionará para os empreendedores o investimento público individual de até R$ 112 mil e um processo de mentoria e assessoria empresarial de seis meses.
A seleção pública contou com mais de mil participantes inscritos no site do programa e 428 propostas recebidas, provenientes das 39 áreas da Ride | Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília
Dos mais de 1.000 projetos inscritos, os aprovados abrangeram 53% do DF – oriundos de 17 regiões administrativas -, sendo que 68% dos selecionados têm entre 25 e 40 anos.
Representando o governador Ibaneis Rocha, e acompanhado de outras autoridades, o vice-governador Paco Britto fez entrega simbólica a três projetos selecionados do programa.
[Olho texto=”“Esse dinamismo agrega eficiência à produtividade dos setores industriais, já que essas empresas fazem gerar oportunidades de empregos de qualidade, oferecendo soluções a problemas emergentes e às necessidades do mercado, e, por fim, girar a economia do Distrito Federal”, afirma o vice-governador Paco Britto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
“Eu não tenho dúvidas de que a capital do país será, em breve, uma das maiores referências de empreendedorismo inovador do Brasil. E o programa Start BSB é um importante passo nessa caminhada”, frisou Paco. “Queremos criar vantagens competitivas sustentáveis e promover o crescimento econômico”, salientou.
Os investimentos desta gestão, no programa de incentivo ao empreendedorismo inovador do DF, visam estimular o desenvolvimento de startups no DF e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).
Na opinião do vice-governador, para sustentar a inovação, é preciso ter condições de promover a existência de um ecossistema de startups dinâmico. “Esse dinamismo agrega eficiência à produtividade dos setores industriais, já que essas empresas fazem gerar oportunidades de empregos de qualidade, oferecendo soluções a problemas emergentes e às necessidades do mercado, e, por fim, girar a economia do Distrito Federal”, elencou Paco.
Como braço operador desse projeto, a FAP-DF atingiu, neste período, um orçamento recorde, segundo o diretor presidente da fundação, Marco Antônio Costa Júnior. “Nunca na história do Distrito Federal foi investido na tecnologia como neste governo”, garantiu, agradecendo ao governador Ibaneis Rocha pelo entusiasmo, apoio e incentivo ao setor.
