O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta sexta-feira (10), a distribuição dos kits de sementes distribuídos pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) a famílias de agricultores assentados. A entrega faz parte da primeira chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Sementes) e contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão.
Na ocasião, a chefe do Executivo ressaltou que a ação busca fortalecer a produção agrícola sustentável, além de contribuir para a segurança alimentar dessas famílias. “A produção agrícola familiar é essencial para preservar o cinturão verde do Distrito Federal. São os homens e mulheres do campo que estão preservando essas áreas”, disse.
A entrega dos kits de sementes ocorre em um momento estratégico para a produção rural no DF: o início da segunda safra. O período ocorre após a colheita da primeira safra e permite aos agricultores utilizar o mesmo terreno para plantar novamente no mesmo ano agrícola.

A entrega faz parte da primeira chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Sementes) e contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
“Nós vamos ter um acompanhamento técnico da Emater e da Seagri, ajudando a plantar, com todo o maquinário necessário, e até mesmo a escoar essas produções. Aqui, no DF, o trabalho tem começo, meio e fim”, destacou. “Temos certeza de que essas sementes vão frutificar com o apoio dos nossos técnicos e agricultores. Vamos plantar milho, mandioca, abóbora, quiabo e tantos outros produtos que fortalecem a nossa agricultura familiar.”
Famílias beneficiadas
Nesta primeira etapa, foram beneficiadas 250 famílias de produtores rurais dos assentamentos Estrela da Lua e Patrícia Aparecida (Paranoá); Fazenda Larga (Planaltina); Santarém (Ceilândia); 1º de Julho, Nova Camapuã e 15 de Agosto (São Sebastião). Eles receberam 11 toneladas de insumos, entre sementes de milho crioulo, feijão-carioca e amendoim.
“Essa doação diminui muito o custo para nós que somos produtores e consequentemente ajuda a reduzir o valor final cobrado no produto comercializado”, diz o produtor rural Giliardi Bento Antunes
