A Carreta da Inclusão, projeto que tem foco proporcionar suporte e inclusão social para pessoas com deficiência, chega a seis regiões administrativas com uma proposta que vai além do atendimento convencional. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) e é fruto de uma parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD). A primeira região administrativa a receber o projeto será o Guará, desta quarta (10) a sexta-feira (12), no Estacionamento do CAV – QE 25, ao lado da Feira do Guará.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, é importante que a tecnologia atue como vetor de inclusão. “Existem iniciativas específicas para isso, como as tecnologias assistivas. A tecnologia está presente em nosso cotidiano, desde a mobilidade, alimentação e entretenimento até a acessibilidade. O programa visa proporcionar independência e emancipação aos seus usuários”, afirma.
O projeto disponibiliza um centro móvel, que se desloca por diferentes regiões do Distrito Federal, com diversos serviços voltados para as necessidades das pessoas com deficiência | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
A iniciativa visa oferecer experiências inclusivas, como demonstrações de tecnologia assistiva e atividades interativas que promovem a conscientização e o engajamento da comunidade. Um dos destaques do projeto é a Arena Gamer inclusiva, um espaço onde pessoas com deficiência podem experimentar a vibração dos jogos eletrônicos em um ambiente adaptado às suas necessidades. A arena estará equipada com tecnologia assistiva e free play nos videogames para que esses sejam acessíveis a todos, independentemente de suas limitações físicas.
“Mais uma vez, o Guará será a primeira cidade a receber um projeto tão importante do GDF que fortalece a nossa bandeira da inclusão. Temos a certeza de que ações como essas beneficiam toda a comunidade. Afinal, a empatia e a conscientização são fundamentais para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva”, destaca o administrador do Guará, Artur Nogueira.
O projeto disponibiliza um centro móvel, que se desloca por diferentes regiões do Distrito Federal, com diversos serviços voltados para as necessidades das pessoas com deficiência, incluindo a emissão de carteirinhas de identificação para aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas carteirinhas são fundamentais para assegurar o acesso a uma variedade de benefícios e direitos, por meio do cadastro que será feito na base de dados da secretaria, interligada ao Governo do Distrito Federal.