Em um gesto de empatia e cuidado, a equipe multidisciplinar da clínica médica do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) organizou uma festa surpresa de 15 anos para Victória Norberto, filha da paciente Fernanda de Souza Norberto, 39, internada há três meses com osteomielite crônica – uma infecção grave nos ossos.
Fernanda estava triste e resistente ao tratamento. Foi quando a equipe descobriu que o aniversário de 15 anos da filha mais velha estava próximo e a paciente queria estar presente nesse momento especial, mesmo diante do desafio de uma internação longa e delicada.
Sensível à situação, o infectologista Paulo Giovanni propôs uma comemoração dentro do hospital, como incentivo para que Fernanda prosseguisse com o tratamento. “Nossa missão vai além da medicina: queremos reconstruir o paciente para que ele volte para a família com dignidade e amor. Às vezes, isso envolve também cuidar da alma, como fizemos aqui”, destacou.
A festa foi simples, mas carregada de afeto. Fernanda ficou emocionada ao ver sua família reunida e suas filhas juntas, já que não via a caçula, Ayla, de 2 anos, desde quando se internou. “Eu nem imaginava que poderia fazer esta festa para a minha filha aqui dentro, alegrou muito meu coração estar com ela neste dia tão importante. Só posso agradecer por este momento”, comemorou Fernanda.