O Hospital Cidade do Sol (HSol), coordenado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), tem conseguido diminuir o tempo médio de internação dos pacientes na unidade para sete dias. A média leva em consideração apenas os últimos três meses – de maio a julho. A meta do contrato de gestão é de 14 dias; em junho, foi de nove dias, e, em julho, oito.
Com equipes multidisciplinares, unidade hospitalar tem capacidade de atendimento de casos complexos | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF
“Se considerarmos todo o período desde que assumimos a gestão, em fevereiro de 2024, a média cai para menos de cinco dias”, lembra o gerente do HSol, Flávio Amorim.
A média do tempo de internação era de dois ou três dias, com o melhoramento da resposta ao tratamento adequado e individualizado. O tempo varia de acordo com a gravidade e a situação de cada paciente. Em maio, por exemplo, a média era de quatro dias, pois tratava-se de pacientes menos graves.
Internações
O perfil do paciente internado no HSol é, em sua maioria, de idosos. A faixa etária entre 60 e 79 anos soma quase 30% das internações, enquanto pessoas acima de 80 anos representam 10%. “O tempo de internação de pacientes idosos é naturalmente maior por se tratar de pessoas com o organismo mais debilitado”, explica a gerente da equipe multidisciplinar do hospital, Camila Frois.
O HSol tem conseguido manter o tempo de permanência abaixo da meta exigida no contrato de gestão. Dessa forma, explica o gerente do hospital, a rotatividade dos leitos é aumentada, bem como a garantia de uma alta segura.