O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) recebeu, nessa quarta-feira (2), cerca de 170 participantes, entre docentes, estudantes, supervisores de cenários e servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF), para a I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal. O evento, promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP-DF), foi planejado por mais de um ano e com o objetivo de valorizar o olhar da academia, em relação ao ensino e à saúde, e do próprio estudante, que pode ser um multiplicador de conhecimento na futura profissão e no tratamento da população em geral.
A I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal, realizada na quarta (2), contou com 170 participantes, entre docentes, estudantes, supervisores de cenários e servidores da Secretaria de Saúde | Foto: Divulgação/Fepecs
Servidora de carreira da SES, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes contou sobre sua experiência enquanto supervisora de cenário, quando atuava em uma unidade básica de saúde (UBS) do Itapoã. “Para mim, é um orgulho muito grande estar à frente da Fepecs e poder proporcionar essa valorização aos profissionais de saúde e ao trabalho dos estudantes”, disse. “É importante reverter os recursos de contrapartida das instituições conveniadas em melhorias nos cenários e em premiações aos atores envolvidos, como no caso dessa mostra”.
Programação
À frente da Coordenação de Ensino-Serviço e Educação na Saúde da ESP, Verônica Lobo fez um panorama geral sobre o evento, contando desde o planejamento inicial até a concretização do sonho de realizar a I Mostra desse tipo no DF. A coordenadora falou sobre o trabalho realizado nos bastidores e a decisão de incluir o evento permanentemente no calendário anual da instituição. “É fundamental a valorização do saber e da motivação para o aperfeiçoamento do ensino e do serviço, com um olhar da academia voltado para o servidor”.
A mostra reverteu recursos de contrapartida das instituições conveniadas em melhorias nos cenários e premiações aos atores envolvidos | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
Durante o período matutino foram feitas apresentações de experiências exitosas nos cenários do SUS por estudantes. Já no horário vespertino, foram apresentadas também as duas revistas científicas da Fepecs: Health Residencies Journal (HRJ) e Revista Comunicação em Ciências da Saúde. Para finalizar, representantes da Gerência de Integração Ensino-Serviço da ESP falaram sobre os cenários de ensino da SES-DF, do contexto atual aos desafios para potencializar as ações de integração ensino-serviço.